Volkswagen paralisa produção em fábricas brasileiras; saiba mais!
Após o Carnaval, a montadora desativou fábricas.
Uma notícia surpreendeu o mundo automobilístico e os consumidores: a Volkswagen, uma respeitada empresa automobilística, fechou algumas portas no Brasil. No entanto, não é nada tão preocupante: são só algumas fábricas. Assim, a seguir, conheça o motivo em detalhes para a empresa alemã promover uma suspensão das suas atividades no Brasil por um certo período.
Como se deu a suspensão das atividades da Volkswagen no Brasil?
O anúncio da suspensão foi feito pelos representantes da Volkswagen no Brasil no início do mês. Trata-se de paralisar as linhas de produção em três fábricas brasileiras. Duas estão localizadas em São Bernardo do Campo e São Carlos, no estado de São Paulo, e uma em São José dos Pinhais, no Paraná.
LEIA TAMBÉM: Por que o seu volante está tremendo? Confira 5 razões possíveis!
Com mencionado, o melhor de tudo é que a desativação das fábricas é temporária. As de São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais entraram de férias no dia 22 de fevereiro e só retornam no dia 4 de março. Já a unidade de São Carlos tem datas diferentes: entrou em recesso no dia 20 de fevereiro e ficará até dia 1º de março.
Mas, qual a causa por trás dessa suspensão temporária? Veja a seguir.
Qual o motivo da suspensão das três fábricas?
Segundo a Volkswagen, o motivo da suspensão se deu por falta de componentes e peças de reposição. São itens indispensáveis que tiveram importação afetada pela pandemia de COVID-19 e pela guerra entre a Ucrânia e a Rússia, esta sendo a principal fornecedora.
LEIA TAMBÉM: Confira 10 Infrações que podem suspender sua CNH!
Mesmo com a recuperação financeira da empresa, que atingiu a marca de 152,7 mil unidades em 2022, a situação ainda inspira cuidados. Conforme os representantes brasileiros e a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a indústria automobilística ainda não está totalmente recuperada no Brasil. A desvalorização do mercado em função da pandemia de COVID-19 está sendo superada muito recentemente.
Neste sentido, a Volkswagen já planejava colocar em recesso as fábricas localizadas nas três cidades. É uma estratégia para flexibilizar os processos produtivos e recuperar o lucro. Logo, apenas a fábrica de Taubaté, em São Paulo, continua em pleno funcionamento.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!