Poço de Thor: um buraco gigante que assusta, mas revela uma beleza impressionante!

Localizado na costa oeste americana, o Poço de Thor parece sugar a água do oceano Pacífico, sendo uma das principais atrações turísticas da região

Vez ou outra, o mundo nos surpreende com alguma de suas atrações naturais incríveis. Uma dessas é o Poço de Thor, um buraco gigante no meio do oceano na já incrível Costa Oeste americana. Embora assuste quem o vê à primeira vista, não há nada ameaçador ou mortal por lá.

Perante a dimensão do poço, sem dúvidas há até explicações mitológicas a respeito da origem. Afinal, só criaturas sobrenaturais justificariam a existência de um buraco com, aproximadamente, seis metros de profundidade que parece sugar toda a água do mar.

Por isso, o Poço de Thor se tornou um forte atrativo turístico da região no Oceano Pacífico. Quer conhecer mais sobre ele?

O que é o Poço de Thor?

O “Poço de Thor”, também conhecido como Garganta de Öxará, é uma atração turística localizada na Costa Oeste americana, mais precisamente, no Oregon. Na verdade, consiste em uma cachoeira que cai direto na caverna vulcânica. Como resultado, a pessoa avista um cenário único e impressionante.

O nome vem da mitologia nórdica, segundo a qual Thor, o deus do trovão, supostamente jogou seu martelo naquele local. Assim, deu origem à cachoeira. Entretanto, geologicamente falando, o poço é mesmo a entrada superior de uma caverna.

LEIA MAIS: Turista se surpreende com hábito australiano ‘desgastante’; entenda!

E onde fica a outra entrada? Do outro lado, em direção ao mar. Por isso, quando a maré fica mais baixa, as ondas saem de dentro para fora. Assim, temos a impressão de que o Poço de Thor engole o oceano.

Isso explica até sua formação. Segundo estudos geológicos, o teto dessa caverna desabou pela ação da água. Com isso, houve um colapso que levou ao buraco, tanto na parte superior quanto inferior da caverna.

Daí, quando a maré enche, as ondas se aproximam, o mesmo acontece quando ocorrem tempestades em alto mar. O buraco enche e “cospe” a água sobre as rochas circundantes.

O que impressiona mais no Poço de Thor?

Seja qual for sua origem, mitológica ou não, o que impressiona mesmo é a mudança de aspecto conforme o movimento das marés. Além, claro, da sua dimensão. Só para ilustrar, por vezes, o buraco parece totalmente cheio das espumas marítimas.

Por outro lado, quando a maré muda, o Poço de Thor fica totalmente vazio. Com certeza, sua aparência fica um pouco mais assustadora.

Dicas para visitação

Mesmo que nada assustador envolva o Poço de Thor, sem dúvidas há cuidados a tomar durante a visitação. Sobretudo as ondas gigantes que, de repente, podem atingir algum desavisado.

E como visitar o Poço de Thor? Primeiro, seguir para o Cabo Perpetua, no final da Highway 101. Há um estacionamento na via de onde até se avista o buraco, mas para chegar até lá, é preciso seguir por uma trilha.

Não se preocupe, pois o caminho é curto e bem pavimentado, além de bastante seguro. Ao longo da caminhada, dá para avistar miradouros tanto para o Poço de Thor quanto uma enseada chamada Cook’s Chasm.

No total, são cerca de 480 metros ida e volta. Quando se aproximar do Poço, é preciso passar por algumas pedras e areia, tornando o solo escorregadio. Por isso, não deixe de usar calçados impermeáveis para não cair.

LEIA TAMBÉM: 5 destinos que celebridades amam visitar pelo mundo; veja os destaques!

Por fim, qual a melhor época para visitar o Poço de Thor? Embora o espetáculo seja mais bonito uma hora antes da maré alta ou, ainda, logo após tempestades de inverno, evite períodos de clima adverso.

Sendo assim, observe o movimento marítimo e escolha um dia em que o mar esteja mais calmo, bem como a maré alta. Deste modo, evita riscos e, consequentemente, acidentes desnecessários.

Então, você conhecia o Poço de Thor? Impressionante como a natureza nos surpreende com suas belezas, não é? Se quiser conhecer mais coisas em terras americanas, veja a maior praia artificial do mundo.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também