Fique atento! Pesquisa revela os principais golpes digitais que ameaçam consumidores

Golpe tem feito inúmeras vítimas.

No Brasil, o número de fraudes cometidas pela internet cresceu nos últimos anos. Com isso, a OLX e o AllowMe, plataforma responsável por prevenção contra fraude e proteção de identidades digitais, indicaram quais são os principais golpes digitais no país, além dar algumas informações sobre esses crimes. Inclusive, em relação ao ano anterior, houve um aumento de 75% no esquema da “compra confirmada”.

O estudo

Na pesquisa, as plataformas concluíram que, em 2022, ocorreu uma tentativa de roubo de contas a cada 1 minuto. Entre esses casos, o golpe da compra confirmada é o mais comum, ocupando 57% dos casos e sofrendo um aumento de 75% em relação ao ano anterior. Em seguida, o golpe do falso anúncio se destaca em 37% dos casos, com um aumento de 52% em comparação a 2021.

Para chegar a esses dados, foi identificada uma média de 17 tentativas de fraude em aparelhos como smartphones e computadores. Além disso, no total, foram roubados cerca de R$ 551 milhões por fraudes do tipo, sendo os dispositivos eletrônicos os que mais se destacam. Aparelhos como o iPhone, por exemplo, ocuparam cerca de 72% dos golpes, seguidos por videogames, com 16%.

LEIA MAIS: 5 erros comuns na hora de reservar um hotel – e que podem estragar suas férias!

Principais tipos de golpes no comércio digital

Golpe da compra confirmada

O golpe da Compra Confirmada é atualmente o mais aplicado no país. Através de falsos comprovantes de depósito, enviados por e-mail ou aplicativos de mensagem, os fraudadores enganam as vítimas ao fazê-las acreditar que o valor já foi depositado e que podem entregar o produto. Quando a vítima descobre o golpe, o fraudador já desapareceu, deixando a pessoa sem o produto e o dinheiro.

Golpe do anúncio falso

Este consiste na inserção de anúncios de produtos por fraudadores. A fim de atrair vítimas, o preço oferecido é geralmente 40% menor do que o valor de mercado. Muitas vezes, os consumidores acreditam estar diante de uma oportunidade imperdível e acabam efetuando o pagamento antecipado pelo produto. Contudo, após a transação ser concluída, o produto nunca é entregue e o fraudador some com o dinheiro.

Golpe de roubo de dados

É importante estar sempre alerta às oportunidades que os fraudadores buscam para roubar informações pessoais e utilizá-las em golpes futuros. Por isso, evite compartilhar com terceiros informações como número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários. Além disso, é preciso ter cuidado com links enviados por supostas vagas de emprego, que não estejam hospedados em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras.

Para garantir a privacidade dos seus dados, procure manter sempre as conversas nos chats das plataformas, que possuem ferramentas para evitar o compartilhamento indevido de informações.

LEIA TAMBÉM: 3 golpes comuns envolvendo o PIX – para você ficar atento!

As vítimas

Entre as vítimas das fraudes, os homens representaram um percentual de 74% contra 26% das mulheres. Ademais, o maior número dos crimes ocorreu na região Sudeste do país, onde o estado de São Paulo ocupou o primeiro lugar, com 37%, e o Rio de Janeiro, o segundo, com 14%.

Por fim, como prevenção, é importante garantir que a transação está sendo feita por uma plataforma confiável, o que não acontece em muitos dos casos. Outro problema é que os grupos criminosos que cometem esses atos são muito organizados, buscando constantemente por falhas de segurança e consumidores desavisados. Por isso, é importante informar-se sempre.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também