Semáforo com 4 luzes pode ser a solução para trânsito congestionado, diz estudo; entenda a ideia inovadora!

Pesquisadores estadunidenses estudam a possibilidade de instalar mais uma luz no semáforo para melhorar o trânsito.

Já imaginou se o semáforo tiver quatro sinais? Essa pode ser uma realidade no futuro. Isso porque alguns cientistas estadunidenses estão investigando, há meses, a possibilidade de o semáforo ter uma quarta luz, sob o argumento de que isso melhoraria o trânsito. No entanto, ele não valeria para todos os carros. Saiba mais a seguir sobre esse estudo.

Qual o motivo de colocar mais uma luz nos semáforos?

Uma equipe de pesquisadores da North Carolina State University, nos Estados Unidos, apresentou um estudo com um projeto detalhado para a aplicação de mais uma luz nos semáforos. A luz seria branca e funcionaria em função dos carros autônomos.

Esses veículos apresentaram um crescimento significativo no mercado automobilístico. Vistos como uma categoria de automóveis mais moderna, eles são os principais expoentes para um trânsito mais seguro.

LEIA MAIS: Semáforos no Japão usam o Azul ao invés do Verde – Saiba o curioso motivo!

Segundo o projeto dos cientistas, todos os veículos comuns funcionariam normalmente, ou seja, adotando de forma costumeira as três luzes dos semáforos. Entretanto, a situação mudaria com a presença de um carro autônomo. Isso porque, a partir de sensores automáticos, os semáforos acionariam a luz branca para indicar aos carros comuns a presença de muitos veículos autônomos na pista. Ou seja, a luz branca só funcionaria se muitos carros autônomos estivessem presentes.

Ao indicar a presença desses veículos, a luz branca serviria para comunicar aos demais que esses carros estariam controlando o tráfego naquele momento. Afinal, quando juntos, esses modernos automóveis conseguem melhorar o fluxo de trânsito.

Basicamente, a interseção seria controlada pelos veículos autônomos toda vez que a luz branca fosse acionada. Se um número suficiente de veículos autônomos se aproximasse da interseção, eles coordenariam o fluxo de tráfego e a luz branca instruiria os motoristas humanos a simplesmente seguir o carro à frente. Caso contrário, os semáforos vermelho-amarelo-verde seriam utilizados para controlar o tráfego.

Os pesquisadores enfatizam que a cor da luz não precisa ser branca, mas sim uma cor reconhecível e universalmente aceita. Simulações com modelos de computador mostraram que a luz branca acelerou o tráfego em uma quantidade pequena, mas significativa, quando veículos autônomos compuseram entre 10 e 30% do tráfego total. Aos 30%, os atrasos foram reduzidos em 10,7%. Mas, à medida que o número de veículos autônomos aumentou, a velocidade do tráfego também aumentou.

LEIA TAMBÉM: É permitido passar entre carros com a moto? Confira a resposta no CTB!

A quarta luz já foi testada?

Por enquanto, a equipe só fez testes computacionais. Mas eles já se mostram reveladores, pois demonstram que a existência de uma quarta luz pode ser bastante eficiente para reforçar a importância dos carros autônomos no trânsito. Além disso, esse semáforo ofereceria um desempenho melhor para os carros comuns. Assim, para os cientistas, a existência de uma quarta luz mudaria a realidade de trânsitos conturbados ao redor do mundo.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também