Semáforos no Japão usam o Azul ao invés do Verde – Saiba o curioso motivo!

Entenda esse dilema histórico que afeta os semáforos japoneses.

- Tempo de leitura: 1 minuto -

Ao longo do século passado, à medida que as frotas de automóveis se popularizaram, uma série de convenções internacionais teve que ser realizada para traçar linhas gerais sobre a regulamentação do trânsito. Esta era uma prioridade, pois deveria haver uma padronização em relação aos seus sinais.

Como resultado deste tipo de reunião, é lógico ver como, por exemplo, na Europa, um sinal de PARE tem a mesma representação gráfica em todos os seus países membros. No entanto, ainda houve países que não concordaram com os tratados alcançados.

Um deles foi o Japão. Até a década de 1970, decidiu basear seus regulamentos em seus costumes. Hoje, poderíamos dirigir sem problemas pelas diversas regiões que compõem o país, mas ainda não nos acostumamos com o que acontece nos semáforos.

Por quê? O país asiático tem 3 tons; vermelho, laranja e azul . Sim, ao contrário do que acontece na grande maioria do mundo, o Japão não possui uma tonalidade esverdeada. Por que essa política?

LEIA MAIS: Por que você deveria usar a CNH Digital? – Confira as vantagens e como funciona!

Por que os semáforos do Japão tem a cor azul?

Na língua japonesa, apenas quatro cores têm sua própria palavra para se expressar. Elas são branco (白, shiro), preto (黒, kuro), vermelho (赤, aka) e azul (青, ao). Curiosamente, nos tempos antigos, verde e azul eram confundidos. Não havia o conceito da cor verde, sendo considerada a mesma cor do azul (青, ao).

Daltonismo? Não, simplesmente os japoneses, naquela época, não precisavam expressar mais cores. De fato, hoje os mais velhos ainda confundem as duas cores, principalmente em alguns objetos: legumes ou maçãs ainda são azuis para eles.

E a mesma coisa acontece com a cor verde dos semáforos. Por esse motivo, a lei indica que você só pode continuar dirigindo (a pé ou de carro) quando o semáforo ficar verde ou azul.

E ainda há muitos lugares onde você pode ler uma placa avisando para esperar o semáforo ficar azul. De fato, para evitar confusão, existem cidades e vilas no Japão onde a luz verde dos semáforos é azul-esverdeada (por exemplo, em Kyoto).

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->