Combustível batizado? Veja 5 sinais de alerta para ficar atento!
Consumo rápido, óleo contaminado e problemas no motor são sinais de que você abasteceu seu automóvel com um combustível ruim.
O combustível anda muito caro, e este fato abriu espaço para que muitos fossem adulterados. Assim, ele é diluído em outros compostos, como água, álcool de uso doméstico e querosene.
O problema nesses casos é que a gasolina ou o etanol corresponderiam a um percentual menor que o recomendado na composição total. Mas existem formas de saber se o combustível é adulterado.
Ter esse conhecimento é muito importante não só porque reprime o golpe, que pode ser denunciado, mas também porque evita que seu carro tenha danos que podem ser irreversíveis. Confira, então, alguns sinais para descobrir a farsa do combustível.
5 dicas para saber se o combustível é adulterado
Preço baixo demais
Antes de abastecer, desconfie de um preço muito abaixo do valor de mercado em alguns postos. Diferenças significativas da média nacional é um indício prévio que você deve observar antes de colocar combustível no seu carro.
LEIA MAIS: 5 estratégias para aumentar a durabilidade do pneu do seu carro
Problemas no motor
Uma vez que já está no seu carro, o combustível adulterado faz o motor apresentar falhas. Por exemplo, ele começa a “engasgar”, emitindo pequenos ruídos antes de engrenar, ou simplesmente demora para tal. Esses são sinais de que o motor está desgastando diante de um combustível ruim.
Potência do motor
Se você estiver enfrentando esses problemas, é importante levar o seu veículo para ser inspecionado por um mecânico. A perda de potência do motor é um forte indício de que o combustível do seu carro está adulterado.
Aumento rápido de consumo
Outro indício infalível. Com horas ou poucos dias de abastecimento, estranhe o fato de o combustível ter sido bastante gasto ou mesmo ter acabado. Isso porque o combustível adulterado costuma acabar rápido demais.
LEIA TAMBÉM: Você sabia que carros usados têm garantia? Veja como funciona!
Luz de alerta sempre acesa
Este sinal confirma todos os outros, pois a luz de alerta acesa o tempo todo indica anomalias na injeção eletrônica. O sistema de injeção lida com a mistura do combustível com o ar para que ele dê melhor desempenho ao carro. Portanto, se a luz não apagar após você ter abastecido, é porque o combustível está adulterado e teve problemas com o ar.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!