As 10 tendências de viagens para 2023: escolha a sua preferida!
Seja pelos reflexos da pandemia ou apenas consciência ambiental, as tendências de viagens para 2023 nos mostram mais conectados com família e preocupados com a sustentabilidade
O ano mal começou e já estamos como? Planejando viagens! Afinal, tem jeito melhor de preencher 365 páginas em branco que experiências? Principalmente, com a quantidade de feriados prolongados previstos! A boa notícia é que o jeito de viajar pode dar uma mudada, segundo as tendências de viagens para 2023 apontadas por quem entende.
Sim, teremos, nada menos que sete feriados prolongados neste ano. Prato cheio para viagens curtinhas e até uma esticadinha mais demorada. E nem precisa gastar tanto, pois há formas diversas de economizar na viagem sem, no entanto, perder em diversão. Aliás, a economia e sustentabilidade devem pautar as viagens nos próximos 12 meses.
Então, quando falamos nas tendências de viagens para 2023, nos referimos, por exemplo, a destinos que levem à consciência sobre o meio ambiente ou planejamento em família. Ainda, a retomada de países asiáticos entre as opções de roteiro, além de regiões requintadas para quem quer uma algo mais exclusivo.
10 tendências de viagens para 2023
Após dois anos parado devido à pandemia de COVID-19, os últimos meses foram de recuperação do turismo. Só para ilustrar, a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT) apontou um aumento de 172% dos turistas internacionais trafegando pelo mundo entre janeiro e julho de 2022, com relação ao mesmo período do ano anterior.
Por outro lado, o “novo normal” parece ter vindo para ficar, fazendo com que o modo de viajar também se reinventasse. Afinal, passamos por uma pandemia, o que nos levou a repensar até como enxergamos a vida e a relação com as pessoas. Vem ver como isso afeta as tendências de viagens para 2023.
Viagens em família
Ué, mas as viagens em família sempre existiram, então, como podem ser tendências para 2023? Ficamos quase dois anos isolados e isoladas, mantendo contato com tios, tias, avôs e avós apenas pelo telefone ou videochamadas. Agora, chegou a hora de nos reconectar e recuperar o tempo perdido.
Por isso, as viagens multigeracionais devem vir com tudo neste ano, a fim de reviver memórias e construir novas.
LEIA MAIS: 5 motivos para valorizar mais suas viagens em família; aproveite!
Viagens para a praia
Ainda bem que moramos em um país de litoral extenso e, convenhamos, belíssimo! Pois, as férias na praia serão tendência de viagem em 2023. Ali, viajantes encontram o relaxamento do mar, tomam banho de sol, mandam as energias ruins embora com as ondas e passam tempo de qualidade ao ar livre.
Viagens de experiência
Sabe aquela viagem que, literalmente, te transforma por promover uma verdadeira jornada de autoconhecimento? Esse tipo de experiência também entra nas tendências de viagens para 2023. Desde spas e retiros de bem-estar até rotas pelo Caminho de Santiago ou mosteiros no Tibete, a ideia é levar às conexões internas e com a natureza ou cultura local.
Também, inclui as viagens para um detox digital, após tantas chamadas virtuais. A propósito, esse tipo de turismo se encaixa perfeitamente no conceito de slow travel, aquele que contraria apenas visitas aos principais pontos turísticos. O objetivo é imergir o viajante na cultura local, inclusive os problemas que os nativos enfrentam e como vivem.
Viagens sustentáveis
A sustentabilidade e consciência ambiental são consequência da preocupação com mudanças climáticas, bem como respeito aos recursos naturais. Com certeza, isso afeta também as viagens. O que pode surpreender é que a tendência se estendeu para o mercado de luxo.
Por isso, há uma promessa de focar em produtos de alto nível e, ao mesmo tempo, sustentáveis. Por exemplo, viagens em trens de baixa emissão de poluentes, hotéis construídos com materiais recicláveis e visitas a povos originários.
Entretanto, as viagens conscientes não se resumem ao turismo de luxo. Pelo contrário, é cada vez maior a criação de grupos das chamadas viagens educacionais. São roteiros que passam, por exemplo, pelas geleiras de Ushuaia, mostrando os efeitos do aquecimento global nos icebergs.
O retorno da Ásia aos roteiros
Não que a Ásia tenha sido relegada ao esquecimento, mas 2023 promete que o continente volte entre os roteiros top of mind nos viajantes. O fato é que a região foi a primeira a fechar suas fronteiras devido à pandemia e a reabertura veio gradualmente. Só para exemplificar, o Japão voltou a receber turistas no final de 2022.
Agora, voltam os pacotes para templos, festivais, escaladas e trilhas nos países asiáticos. Experiências, por ali, não faltam.
Viagens inspiradas na televisão
Quem não teve vontade de voar para Paris e conhecer as atrações postadas no Instagram da Emilly? Ou viajar para a Espanha a bordo de um iate, como de Inventando Anna? Ainda, conhecer as locações de House of Dragon, Wandinha e Bridgerton?
Pois é, seriados e filmes inspiram viajantes até hoje, e devem continuar fazendo tendência em 2023. Já pensou, tirar uma foto em frente à casa do Kevin, de Esqueceram de Mim?
Cruzeiros
Ainda entre as tendências de viagem para 2023, os cruzeiros voltam com força total, após serem especialmente impactados pela pandemia. Afinal, como permitir que milhares de viajantes convivam, em ambiente fechado, por tanto tempo com um vírus potencialmente transmissível em circulação?
O fato é os protocolos de biossegurança foram reforçados, bem como as experiências a bordo foram modificadas. A finalidade é atrair os passageiros para uma viagem inesquecível em alto mar.
LEIA TAMBÉM: Você viveria em um cruzeiro de luxo? Veja quanto custa esse sonho!
Viagens domésticas
Uma consequência da pandemia, devido às restrições para entrada de turistas, foi o impulsionamento das viagens domésticas. E, ainda que as fronteiras foram reabertas, a tendência é que a preferência por destinos nacionais continue.
Tanto para férias quanto feriados prolongados, a expectativa é de que as pessoas conheçam melhor seus próprios países. Como resultado, aumentam as reservas em pousadas e resorts, bem como locação de veículos.
Pacotes All Inclusive
Quer coisa melhor do que chegar no resort e não se preocupar com o consumo, pois já está tudo pago no pacote? Pois é, os resorts all inclusive serão uma das tendências de viagem para 2023. Mas, não só eles!
Os últimos dois anos foram o caos, com tantos cancelamentos, atrasos e bloqueios. No Brasil (e outras partes do mundo), ainda tivemos greve dos aeroviários e uma confusão com perda de bagagens.
Daí, aquela facilidade em fechar tudo pela internet vai dando lugar ao especialista, isto é, os agentes de viagem. A pessoa programa todo o seu roteiro, desde reservas de passagens até confirmação de passeios.
Viagens solo
Viajar sozinho não é, de forma alguma, sinônimo de solidão. Pelo contrário, é a oportunidade de se conhecer, aproveitar a própria companhia e ganhar autoconfiança. Além disso, permite conhecer novas pessoas e curtir as atrações no seu tempo e gostos. Por isso, as viagens solo são tendência para 2023.
LEIA MAIS: Motivos para viajar sozinho: 10 razões para você não ter medo
Já está fazendo as malas?
Viu como as tendências de viagens para 2023 refletem como mudamos diante da pandemia? Repensamos como se relacionar com os outros, o respeito ao meio ambiente e até conhecer melhor nosso próprio país.
Então, aproveite os feriados, programe suas férias e planeje seus roteiros deste ano. Se quiser um empurrãozinho, navegue por nossas dicas de destino, como hotéis no mar, praia de pipoca na Espanha e castelos no Canadá.
Gostou do conteúdo e quer ler mais novidades sobre viagens e outras dicas? É só clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!