O que sua jornada de trabalho diz sobre seu bem-estar? Estudo revela!

Confira como foi feita a pesquisa e quais foram os fatores considerados.

Um estudo publicado na Health Economics Review apontou que trabalhar menos horas está associado a maior satisfação com a vida. Essa satisfação foi medida pelo nível de saúde e por outros pontos de influência, como inclusão social, confiança social e sentimentos de segurança e adaptabilidade.

Outro fator muito importante e que também tem um impacto muito grande nessa satisfação é a renda, pois na maior parte dos casos, pessoas que afirmam estarem muito satisfeitas com a vida possuem rendas mais altas. Já aqueles com uma renda menor relatam que estão menos satisfeitos.

Outra área também bastante interessante é a relação existente entre o tempo gasto trabalhando e o bem-estar. Afinal, segundo alguns estudos, tanto homens como mulheres relatam níveis mais altos de satisfação com a vida e o bem-estar ao trabalharem em meio período em comparação com trabalhadores de tempo integral. Ainda, outras pesquisas sugerem que o tempo que as pessoas gastam trabalhando está relacionado com a sua felicidade.

Como foi feita essa pesquisa

Como metodologia, o pesquisador Qinglong Shao, responsável pela pesquisa, decidiu investigar a relação entre o tempo gasto no trabalho e a satisfação com a vida em relação aos efeitos mediadores da saúde. Além disso, ele também aproveitou para examinar os efeitos da inclusão social, da confiança social e dos sentimentos de segurança e adaptabilidade na satisfação com a vida. Ademais, analisou a associação entre o tempo gasto trabalhando e o nível de renda, além da satisfação no trabalho entre diferentes ocupações.

LEIA MAIS:

Para descobrir tudo isso, Shao analisou 18.060 respostas de 10 pesquisas relevantes sobre satisfação com a vida, variáveis de tempo de trabalho, saúde, inclusão social, confiança social, sentimentos de segurança, adaptabilidade, renda, estado civil e outras informações demográficas. Os seis tipos de empregos incluídos nessa análise eram ocupações no governo, em educação e saúde, empresas estatais e privadas, autoemprego ou “outro”.

Qual foi o resultado obtido?

Como resultado, o pesquisador concluiu que trabalhar por menos horas está relacionado a ter uma maior satisfação com a vida. Shao acredita que isso acontece porque, ao trabalhar menos, pessoas conseguem se dedicar mais a família e ter tempo para outros compromissos e responsabilidades.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também