4 maus hábitos que te expõem na internet – e você pode não saber!

Tem gente que acham essas atitudes perfeitamente normais ou não tão agressoras, mas são maus comportamentos para a segurança digital

Abrir sites com códigos desconhecidos, baixar aplicativos de fontes estranhas e usar a mesma senha em redes sociais diferentes não são atitudes legais. Essas são algumas das práticas que podem parecer banais, mas comprometem significativamente nossa segurança digital.

Ainda que as pessoas pensem que esses costumes não fazem mal algum, é importante tomar cuidado e evitá-los sempre que possível. Softwares maliciosos podem invadir suas redes sociais e o sistema operacional dos seus aparelhos eletrônicos. Quando isso acontece, o estrago é grande.

Confira quatro hábitos ruins que afetam a segurança digital

Abrir sites sem conferir a URL

As pessoas simplesmente abrem um link qualquer e não verificam a URL dele. Deparam-se com um erro porque o site não existe. Porém, nesse meio tempo, os criminosos da web já registraram phishings, vírus que roubam dados pessoais e financeiros para criar perfis.

LEIA MAIS: 4 erros comuns que colocam em risco o seu celular – e seus dados

Baixar aplicativos de fontes estranhas

Essa é uma mania que acontece principalmente entre os mais jovens, que costumam baixar aplicativos de seu interesse, sobretudo de jogos, a partir de fontes desconhecidas. Além de ser crime de pirataria, porque os “apps” são versões alternativas, esse hábito expõe o aparelho à ação hacker por uma série de vírus.

Usar a mesma senha em vários lugares diferentes

Para não esquecer, é comum que as pessoas usem a mesma senha em várias redes sociais diferentes. Esse hábito é péssimo porque, se a conta de uma dessas redes for hackeada, é fácil para os criminosos usarem as outras. Troque de senha com alguma regularidade, de preferência com palavras mais fortes, e nunca repetindo o mesmo código de acesso.

LEIA TAMBÉM: 3 formas inteligentes (e fáceis) de armazenar suas senhas com segurança

Usar wi-fi público para fazer compras e transações financeiras

É comum as pessoas usarem wi-fi públicos para troca de mensagens. E muitas costumam ir além, usando-o para fazer compras online e entrar no aplicativo do banco. Essa prática expõe demais seus dados. Se houver necessidade extrema de fazer uma transação financeira, prefira usar a internet móvel. Caso contrário, é melhor comprar em lojas virtuais ou fazer transações financeiras em lugares cujo wi-fi é seguro.

Se você gostou deste tipo de conteúdo, não deixe de visitar a nossa página e conferir uma grande variedade de assuntos que você vai adorar. Entre agora no Rotas de Viagem e passe por todos os assuntos de seu interesse!

Você pode gostar também