Pense duas vezes antes de usar um secador de mãos automático; entenda o motivo!

Um estudo estadunidense provou que os secadores de mão para banheiro público são potenciais contaminadores com bactérias.

Quando estamos em um banheiro público, seja de metrô, shopping, aeroporto ou supermercado, costumamos lavar as mãos e, depois, secá-las em um secador automático.

De fato, utilizar esses aparelhos pode ser relaxante. Eles se iluminam e acionam um jato de ar quente para secar nossas mãos quando colocamos elas molhadas embaixo ou dentro deles. No entanto, o problema começa quando esses secadores podem estar contaminados de microbactérias.

Um estudo realizado pela Harvard Health mostrou que os secadores de mão, em vez de finalizarem a limpeza das mãos recém-lavadas, estão sujando-as de germes. Veja mais detalhes a seguir.

Por que os secadores de mão não são eficazes?

O estudo, de 2018, colocou placas de Petri (placas de vidro utilizadas em experimentos) em exposição ao ar quente desses secadores e aos secadores desligados. Assim, por 2 minutos, as amostras expostas aos secadores desligados não chegaram a ter nenhuma bactéria. Já as que ficaram, pelo mesmo tempo, em secadores ligados, tiveram até 200 colônias de bactérias.

Os secadores de banheiro público deviam terminar perfeitamente a lavagem das mãos, oferecendo uma secagem segura e livre de germes. No entanto, eles retrocedem o processo de lavagem, infestando-nos de micro-organismos indesejados. Como não conseguimos enxergar estes seres a olho nu, temos a ilusão de que estamos com as mãos limpas.

LEIA MAIS:

Logo, os secadores de mão de banheiros públicos são ferramentas que previnem pouco ou nada de bactérias. Apesar disso, não se aflija: é possível secar as suas mãos com segurança após lavá-las nestes ambientes.

Para isso, ao terminar de lavar corretamente as suas mãos, esfregando até entre os dedos, seque-as bastante e adequadamente com papel-toalha. Essa é a maneira mais eficaz de manter as mãos limpas e secas.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também