Como receber imposto de renda pago nos Ășltimos anos de volta? Veja quem tem direito!
Entenda como restituir o valor do imposto de renda dos Ășltimos cinco anos
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que aqueles que pagaram o Imposto de Renda sobre pensĂŁo alimentĂcia dos Ășltimos cinco anos devem solicitar o reembolso desse valor Ă Receita Federal. Foi definido que nĂŁo Ă© mais preciso recolher pagamento de imposto sobre a pensĂŁo.
Logo, contribuintes de 2018 a 2022, que adicionaram rendimento tributado Ă pensĂŁo alimentĂcia, devem rever a declaração de imposto de renda de pessoa fĂsica.
Leia esta matĂ©ria da Ăntegra e entenda como isso funciona e como vocĂȘ pode ser contemplado.Â
Imposto de renda de volta
Reembolso do imposto
A pessoa que contribuiu deve retificar a declaração do Imposto de Renda sobre a pensão. Dessa forma, o envio da retratação pode ser feito através do programa gerador da declaração de Imposto de Renda anualmente. Ele também pode ser realizado pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e, por fim, pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.
O processo nĂŁo Ă© difĂcil. VocĂȘ deverĂĄ informar o nĂșmero do recibo de entrega da declaração que vocĂȘ deseja receber.
LEIA MAIS:
- 5 ideias incrĂveis para ganhar dinheiro trabalhando de casa
- 4 hĂĄbitos sobre dinheiro que podem arruinar relacionamentos
O que pode acontecer apĂłs esse processo?
Após a retificação feita, duas coisas podem ocorrer:
- imposto a ser restituĂdo: nesse caso, o contribuinte terĂĄ a restituição maior que o valor original. A Receita farĂĄ automaticamente o pagamento da diferença na conta informada na declaração;
- imposto pago maior: jå nesse caso, é necessårio solicitar o dinheiro através do pedido eletrÎnico de restituição (PER/DCOMP).
Vale lembrar que é de extrema importùncia guardar todos os comprovantes das declaraçÔes feitas para a comprovação da possibilidade de retorno do imposto. Isso inclui, também, a retificação.
Verifique se esse é o seu caso, separe seus documentos, escolha a melhor forma de contatar a Receita Federal e peça jå seu dinheiro de volta. Se é direito, não perca tempo, vå garantir o seu!
Se vocĂȘ gostou desse tipo de conteĂșdo, nĂŁo deixe de visitar a nossa pĂĄgina e conferir muitos outros. Entre agora no Rotas de Viagem!