Dívida caduca? Saiba quando isso acontece – e se ela ainda pode ser cobrada!
Já escutou que as dívidas podem caducar após certo tempo? Entenda o que isso significa!
Talvez você já tenha escutado que, depois de um tempo, as dívidas podem caducar. Na realidade, essa é uma frase bem comum, pois há quase um “folclore” em relação às dívidas caducas, e uma das principais perguntas que as pessoas fazem é “Será que o meu nome vai ficar limpo depois que a minha dívida caducar?”.
O termo “dívida caduca” refere-se a uma dívida que não foi paga mesmo após 5 anos. Assim, depois desse período, a pessoa que está devendo simplesmente deixa de constar na lista de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Porém, ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, o credor dessa dívida ainda tem o direito de receber o débito em aberto. Além disso, é possível que o consumidor faça a renegociação desse pagamento.
Muitos sujeitos acham que dívida caduca é a mesma coisa que dívida prescrita, no entanto, isso não é verdade.
Qual a diferença entre dívida caduca e dívida prescrita?
A dívida caduca é aquela cujo devedor não foi intimado ou comunicado formalmente acerca da existência de um débito, deixando a lista de inadimplentes após 5 anos. Já a dívida prescrita se dá quando um determinado débito foi inicialmente cobrado, porém, não houve processo judicial em um período de 5 anos.
LEIA MAIS:
- Precisa de crédito? Veja 5 dicas para aumentar o score do seu CPF!
- Cálculo do Score de Crédito sofre mudanças e beneficia milhões; entenda o que alterou!
Mas o que realmente acontece quando uma dívida caduca?
Após 5 anos, de fato, a dívida caduca. Em outras palavras, o nome do devedor fica limpo novamente para a praça de crédito. Isso porque, por lei, os credores devem retirar o nome dos devedores do banco de dados dos órgãos de proteção de crédito. Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a dívida ainda poder ser cobrada.
Quando a dívida caduca, não significa que ela deixa de existir. Na realidade, as empresas credoras ainda possuem o direito sobre o débito e podem, sim, cobrá-la extrajudicialmente. Então, o melhor que você pode fazer é cuidar da sua vida financeira e não contar com a ideia de que a sua dívida pode deixar de existir um dia.
Uma dívida caduca diminui o score de crédito?
A dívida pode diminuir o seu score nos primeiros 5 anos se você não quitá-la. No entanto, após esse período, a dívida caduca e o seu nome não deve mais constar no banco de dados de inadimplentes. Assim, ao ter seu nome limpo, seu score de crédito pode aumentar.
Porém, é importante esclarecer que a empresa pela qual você planeja conseguir crédito poderá consultar esse débito em registros universais. Além disso, seu nome pode ficar manchado na praça de crédito mesmo que a dívida caduque, pois este é um processo que varia muito de empresa para empresa.
Como evitar dívidas?
Às vezes, evitar dívidas pode ser realmente uma tarefa bem difícil. Em momentos de crise, viver do crédito faz parte da rotina de muitas pessoas, conforme apontam estudos feitos pelo IBGE. Nesse sentido, a melhor decisão que você pode tomar é evitar gastar mais do que o seu salário consegue pagar.
Ter o controle financeiro é importante nesse processo de não se afundar em dívidas. Porém, às vezes, é impossível pagar tudo, e você não necessariamente deve ficar triste com isso. Afinal, existem situações que realmente fogem do controle.
Por fim, tente construir planilhas para controlar os gastos mensais, pois isso também ajudará muito no processo de organização financeira.
Caso queira ver mais informações e artigos semelhantes, acesse o site do Rotas de Viagem!