O que comer quando estamos para baixo? Veja alimentos que melhoram o humor!

O conceito do “Mood Food” está em alta nos últimos tempos. Que tal aplicar na sua vida? Saiba mais detalhes.

A comida é uma necessidade, mas também pode ser usada para gerar emoções positivas e melhorar o humor. Para compensar exigências e desgastes da vida moderna, nasceu o conceito de Mood Food, que nada mais é do que os alimentos que despertam o ânimo e produzem sensação de bem-estar.

Você está por dentro do termo Mood Food?

Podendo ser traduzido como “Comida do Humor”, o Mood Food é um movimento que preza pela busca do bem-estar, tanto físico como emocional, por meio de escolhas alimentares saudáveis. Este movimento começou no Japão, mas já se espalhou por todo o mundo.

O conceito prioriza a ingestão de alimentos nutritivos que estimulam a redução do estresse oxidativo e a produção de neurotransmissores como adrenalina, serotonina e dopamina, que vão gerar melhor humor.

Quais são os alimentos que melhoram o humor?

Em primeiro lugar, vale a pena notar que os três principais neurotransmissores associados ao humor são: serotonina, dopamina e noradrenalina. Dessa forma, esses neurotransmissores são extraídos de nutrientes que auxiliam na saúde mental, que são:

  • magnésio;
  • vitamina C;
  • vitaminas do complexo B;
  • niacina;
  • biotina;
  • folato;
  • aminoácidos como triptofano;
  • fitoquímicos antioxidantes.

Portanto, os alimentos básicos para manter o bom humor são aqueles em que é possível encontrar esses nutrientes. Assim, confira abaixo alguns grupos desses alimentos:

Banana, abacate e água de coco

São frutas abundantes no Brasil e fáceis de encontrar em supermercados e feiras. Todos os três são ricos em magnésio, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

Castanhas, feijões e lentilhas

Junto do feijão e da lentilha, a castanha é uma ótima fonte de selênio, ferro, vitamina B9 e fibras, que além de combater a anemia e melhorar o humor, podem reduzir o estresse oxidativo e aumentar a produção de neurotransmissores.

Carnes em geral

O consumo de carne ajuda a regular o sistema nervoso central e prevenir doenças como a demência, por ser uma boa fonte de vitamina B12.

Ovos, queijos e vegetais verde-escuros

Alimentos ricos em tiamina, elemento comum na dieta brasileira, estão associados a menos sintomas de depressão e ansiedade. A propósito, chamamos os ovos de superalimentos porque são uma fonte de vitaminas D, A, E, B e B12, ferro, potássio, manganês, fósforo, zinco, selênio, proteína, entre outros.

Gostou deste artigo? Continue navegando pelo Rotas de Viagem para ter acesso a novos conteúdos diariamente.

Você pode gostar também