5 atitudes muito comuns no trânsito que resultam em multa

Embora pareçam habituais, algumas ações são consideradas infrações pelo Código de Trânsito Brasileiro e rendem multa ao motorista!

Certamente, você já sabe que existem regras no trânsito que precisam ser cumpridas para manter a ordem e a segurança de todos. Entretanto, é frequente observar alguns erros comuns no trânsito, responsáveis por gerar multas para o condutor do automóvel. Então, fizemos este artigo para que você fique alerta e evite cometer uma infração. Acompanhe a leitura!

5 erros comuns no trânsito que são considerados infrações

Embora os hábitos apresentados a seguir pareçam inofensivos, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), eles podem estar sujeitos a multas. Assim, entre os erros mais comuns no trânsito, estão: colocar o braço para fora do carro, dirigir com fones de ouvido, molhar os pedestres, dirigir de chinelos e realizar ultrapassagens em desfiles.

LEIA MAIS: Infrações de trânsito: atitudes que fazem você perder a CNH direto

Colocar o braço para fora do carro

Campeão dos erros comuns no trânsito, colocar o braço para fora do carro é uma infração, prevista no Artigo 252 do CTB, pois pode causar acidentes. Afinal, o condutor do veículo pode facilmente perder o controle do automóvel.

Dirigir com fones de ouvido

Dirigir com fones de ouvido conectados ao celular ou ao aparelho de som do carro é uma infração de trânsito, prevista no Artigo 252 do CTB. Isso porque o motorista pode não escutar outros barulhos, como buzinas e ruídos do próprio veículo.

Molhar os pedestres

Em dias chuvosos, é comum que as ruas fiquem com muitas poças de água e que os carros passem em alta velocidade por cima delas, molhando os pedestres. Entretanto, o que pouca gente sabe é que esta prática é uma infração, prevista no Artigo 171 do CTB, resultante em multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dirigir de chinelos

Dirigir um carro usando chinelos, sapatos com salto ou qualquer outro calçado que não seja firme nos pés gera multa, pois compromete o uso dos pedais. Portanto, para dirigir, o recomendado é utilizar tênis ou dirigir descalço, porém, este último é perigoso por causar queimaduras nos pés, caso os pedais aqueçam.

LEIA MAIS: 7 erros que nenhum motorista pode cometer na direção

Realizar ultrapassagens durante desfiles ou procissões

Fazer ultrapassagens durante desfiles é um dos erros comuns no trânsito. Essa é uma infração leve, prevista no Artigo 205 do CTB, e, caso o motorista seja pego em flagrante, este sofrerá as punições cabíveis.

Se você gostou deste artigo, acompanhe o blog do Rotas de Viagem e confira conteúdos semelhantes e muitas outras dicas e novidades!

Você pode gostar também