Bancos podem diminuir o limite do cartão de crédito? Veja como funciona!

Confira quais são os principais fatores que podem levar o banco a fazer isso.

Os cartões de crédito sempre foram um assunto muito comentado. Isso porque, mesmo com pontos negativos, as vantagens que eles têm se sobressaem. Por exemplo, é possível comprar coisas que se quer muito e só pagar no mês seguinte ou comprar algo muito mais caro de forma parcelada, tornando um produto mais acessível. Por isso, hoje, falaremos sobre uma dúvida frequente: em quais ocasiões os bancos podem diminuir o limite do seu cartão de crédito.

Como dito, os cartões também possuem algumas desvantagens. Entre elas, estão a dependência do cartão e o descontrole financeiro, que pode acabar gerando diversas dívidas e levando o nome das pessoas à negativação.

Quando se trata desses cartões, aquilo que as pessoas mais querem é o aumento do limite, para poderem comprar mais coisas. Porém, antes de atender a esses pedidos, os bancos costumam fazer uma pesquisa, na qual eles consideram diversos fatores para decidir se aumentam esse limite ou não.

Os bancos podem diminuir o limite do cartão?

Sim, os bancos ou instituições financeiras podem fazer essa redução, e tem toda a permissão para tal. Porém, de maneira geral o cliente é avisado com antecedência para que ele não seja pego de surpresa. Apenas em casos excepcionais e mais urgentes a redução de limite é imediata.

Em ambas as circunstâncias, caso o cliente tenha sido prejudicado de alguma forma, ele pode buscar seu direito recorrendo ao Procon para contestar a decisão da instituição.

LEIA TAMBÉM:

O que pode fazer com que isso aconteça?

O principal fator que pode levar à diminuição do limite é a inadimplência. Deste modo, quando o banco percebe que a pessoa está com muitos riscos financeiros, ele pode diminuir o limite do cartão dela, porém, como dito anteriormente, comunicando com antecedência e estipulando um prazo para que isso aconteça.

Caso tenha gostado dessas informações e queira ver muitas outras, acesse o site do Rotas de Viagem!

Você pode gostar também