O risco escondido de comprar celulares usados; veja o que verificar antes de tudo!
Aqui você encontra tudo que precisa saber antes de comprar um aparelho usado.
Com inúmeros lançamentos de smartphones de ponta, os preços acabam sendo muito caros, e comprar os melhores e mais novos smartphones hoje está simplesmente fora de alcance para muitos de nós.
Por isso, muitas pessoas acabam comprando celulares usados para garantir um preço melhor. No entanto, você sabe se essa é uma opção segura?
Tem problema comprar um celular usado?
Na hora de escolher um celular usado, muitos consideram apenas o hardware, ou seja, a parte física do aparelho. Além disso, de fato é uma opção mais ecológica continuar usando os celulares por mais tempo em vez de enviá-los para um aterro sanitário.
O problema, porém, é que aparelhos lançados anos atrás podem rodar versões desatualizadas dos sistemas operacionais, seja Android ou iOS. Com isso, eles geralmente não possuem atualizações de segurança, não protegendo você e seus dados.
Embora o hardware possa ser transferido, especialmente se você não deseja a melhor câmera ou o processador mais rápido, a falta de suporte de segurança significa que os celulares mais antigos podem ser menos seguros.
LEIA MAIS: 5 sinais de que você precisa de um celular novo – e para já!
Patch de segurança para sistemas operacionais
Seu celular provavelmente passou por muitas atualizações ao longo do tempo, pois os cibercriminosos estão sempre tentando encontrar novas maneiras de contornar a segurança dos celulares. Nesse sentido, um patch de segurança é o que mantém seu telefone atualizado e protegido contra ameaças.
Por exemplo, sempre que um hacker encontra uma nova vulnerabilidade no software do seu aparelho, o fabricante geralmente a corrige e envia a correção para o seu telefone para garantir que ninguém possa explorá-lo. Isto é um patch de segurança. É um ciclo contínuo de identificar ameaças, resolvê-las e encontrar as próximas.
LEIA TAMBÉM: Veja o que fazer SEMPRE antes de vender ou doar seu celular
Celulares usados tem patch de segurança? Devo comprá-los?
Fabricantes como Samsung, Sony, Apple e Google, por exemplo, fornecem suporte aos modelos de celulares apenas por um certo tempo. Cada novo dispositivo lançado e cada nova versão do sistema requer uma nova avaliação e correção de ameaças.
Assim, como isso é trabalhoso, encontrar e corrigir falhas para cada aparelho lançado por anos e anos se torna inviável. Por isso, a grande questão para os celulares antigos é saber se o modelo que você planeja comprar ainda receberá atualizações. É importante saber disso, pois, após um tempo, os fabricantes param de enviar patches de segurança.
Se você gostou desse conteúdo e deseja ler mais textos como esse, basta seguir navegando pelo Rotas de Viagem e descobrir a infinidade de conteúdos que temos por aqui!