5 erros que todo mundo já cometeu ao beber vinho tinto; confira!
Existem alguns erros que todo mundo comete ao beber vinho tinto. Confira aqui quais são eles e evite-os!
O universo dos vinhos pode ser um pouco intimidante para os iniciantes no assunto. Inclusive, mesmo os veteranos experientes na arte do vinho ocasionalmente acabam encontrando alguma dificuldade, devido ao gigantesco número de variedades de uvas e denominações regionais que existem em relação a essas bebidas.
Em suma, é importante deixar claro que desde o processo de criação, até a compra e o experimentar, tudo pode afetar a experiência e a percepção do usuário. Assim, com o intuito de fazer com que você tenha a melhor experiência bebendo vinhos, separamos alguns erros que a maioria das pessoas comete. Confira aqui quais são esses erros e evite-os.
5 erros comuns que as pessoas cometem ao beber vinho
Presumir que vinhos tintos mais velhos são sempre os de melhor qualidade
Quando o assunto são vinhos, existe um ditado bem comum que diz que as garrafas de vinhos de boa qualidade devem ser envelhecidas e armazenadas em uma adega. No entanto, mesmo que essa regra se aplique a alguns vinhos, que realmente precisam de um tempo significativo para descansar antes de atingir o seu potencial pleno, isso não quer dizer que todos os vinhos tintos precisam descansar muito tempo para serem bons.
LEIA MAIS: O que fazer para aliviar o estresse? 5 atitudes que vão te ajudar!
Nem todas as uvas possuem a mesma capacidade de envelhecimento, logo, nem todos os vinhos são criados da mesma maneira e utilizando os mesmos métodos. Embora existam alguns estudos que indicam que os vinhos que passaram por mais tempo de envelhecimento são realmente mais saudáveis para beber, isso não significa que você precisa beber somente esses vinhos, uma vez que existem vinhos muitos mais novos, com menos complexidade, sendo tão bons quanto esses.
Limitar-se somente a uma variedade de vinho
Se você é uma pessoa que se encontra acomodada com o Merlot, por exemplo, então esse é o momento ideal para você conhecer outras opções. Embora seja realmente uma ótima escolha, uma vez que um Merlot não decepciona, existe um universo imenso de outas variedades muito interessantes.
De acordo com algumas estimativas, há milhares de variedades de uvas em todo o mundo. Em razão disso, os vinhos têm muitas personalidades, e todas as faixas de preço que você imaginar. Muitas pessoas sempre bebem os mesmos vinhos, no entanto, variar um pouco pode ser uma ótima maneira de descobrir novos sabores e harmonizações.
Desprezar os vinhos tintos com tampa de rosca
Existe um grande mito girando em torno dos vinhos fundamentado na ideia de que frascos que não possuem uma rolha como lacre têm menos qualidade. No entanto, é preciso deixar claro que as rolhas são importantes apenas para os vinhos que precisam ficar um tempo descansando e envelhecendo.
Para os vinhos tintos destinados ao consumo precoce, a rolha não faz sentido, por isso passou-se a adotar a tampa com rosca nesses casos. Porém, é fundamental deixar claro que esse fator não interfere na qualidade do vinho. É preciso não deixar a tampa influenciar sua escolha.
Não deixar o vinho tinto respirar
A expressão “deixe o vinho respirar” não é apenas um bordão comum. Em suma, quando deixamos o vinho em contato com o oxigênio, os taninos ficam ainda mais suaves, e o vinho pode destacar mais aromas e sabores. Muitas pessoas servem o vinho e já o bebem logo em seguida. O ideal, no entanto, é deixar o vinho respirar um pouco antes de bebê-lo, para poder aproveitar todas as nuances que ele pode proporcionar.
LEIA TAMBÉM: Colarinho da cerveja: Saiba sua função e qual a quantidade ideal!
Não armazenar corretamente o vinho tinto
Os vinhos precisam necessariamente de cuidados e manuseios meticulosos às vezes. Então, se você não prestar atenção em como você anda armazenando o seu vinho, você pode acabar arruinando um excelente produto. Para armazenar vinhos tintos, o ideal é guardá-los em lugares escuros e frescos, idealmente antigos, em torno de 13 °C. Além disso, as garrafas devem ser mantidas deitadas.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!