Colarinho da cerveja: Saiba sua função e qual a quantidade ideal!

Confira qual é a importância da espuma da cerveja e saiba como ela pode influenciar essa bebida.

O colarinho é a espuma que está sempre presente em algumas bebidas, principalmente nas cervejas. Sabendo disso, vamos falar sobre a importância da espuma da cerveja e as funções que ela tem. Esse ainda é um assunto bastante polêmico entre as pessoas, principalmente entre os amantes de cerveja. Isso porque eles veem o colarinho como algo ruim, utilizado propositalmente por garçons ou donos de bares para servir uma quantidade menor da bebida.

O que é essa espuma pelo que ela é formada?

O colarinho é uma espuma formada por bolhas de gás carbônico e proteínas da própria cerveja. Essa espuma pode apresentar diferentes propriedades conforme o seu estilo, pois fatores como formação, cremosidade, ingredientes e até mesmo bolhas podem afetá-la diretamente. Outro fator que também tem influência é o copo escolhido para servir a bebida. Isso porque o formato de tulipa facilita a formação da espuma, enquanto os demais não.

LEIA MAIS:

Para que a espuma da cerveja serve?

A espuma, além de servir como uma proteção para a cerveja, também indica a saúde dela. Isso pois impede o contato do líquido com o oxigênio, separando-os, o que ajuda na manutenção da temperatura e na conservação do aroma e do sabor da cerveja.

Por isso, caso a sua cerveja não venha com nenhuma espuma, desconfie, pois isso pode acontecer por conta de diversos fatores, como o seu copo não ter sido lavado de maneira correta, visto que resíduos de detergente ou gordura podem fazer com que a formação do colarinho seja afetada. Portanto, fique sempre de olho nisso.

Outra informação importante é a quantidade de espuma que deve ter em seu copo para indicar que está tudo bem e que a sua cerveja está protegida. A quantidade ideal é entre dois a três dedos.

Caso tenha gostado deste tipo de conteúdo e queira ter acesso a muitos outros, acesse o Rotas de Viagem!

Você pode gostar também