5 soft skills mais procuradas no mercado de trabalho – Veja quantas você tem!
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Entenda como reverter esse cenário ao seu favor!
No mercado de trabalho, mesmo que todas as suas experiências e qualificações sejam ótimas, os fatores que acabam decidindo se você será empregado ou não estão ligados diretamente nas chamadas “soft skills” que você possui. Em vista disso, os candidatos a determinadas vagas de emprego que possuam as soft skills principais estão sempre em alta no mercado, sendo procurados pelos empregadores e gerentes de contratação.
Para aqueles que não estão familiarizados com esse termo, as soft skills são basicamente habilidades procuradas em determinados sujeitos para exercer uma determinada função.
Essas habilidades estão ligadas mais precisamente a atributos individuais e à personalidade dos sujeitos, sendo, portanto, menos enraizadas em vocações específicas. Em relação a isso, é preciso enfatizar que no mercado, atualmente, existem algumas soft skills que estão mais em alta do que outras.
Veja aqui quais são aquelas que estão sendo procuradas pelos empregadores em 2022. Confira!
Soft-skills mais procuradas no mercado de trabalho
Comunicação
A comunicação em sua essência é fundamental em qualquer trabalho. Dessa maneira, essa soft skill tornou-se uma das mais importantes do mercado.
Os comunicadores, de fato, podem ajustar o seu tom de voz, estilo, tudo isso conforme o seu público. Em vista disso, entende-se que é essencial compreender e agir da forma mais eficiente, ainda mais quando é preciso explicar algumas questões mais complexas aos colegas.
Na era digital, das mídias sociais, a comunicação é o alicerce de toda construção global de trabalho. As habilidades sociais verbais, portanto, ocupam um local de destaque no mercado, tendo em vista a sua forma de fomentar os relacionamentos colaborativos, respeitosos e, em última instância, produtivos.
LEIA MAIS: Profissões ideais para trabalhar em home office – Veja quais são elas!
Liderança!
Essa soft skill é fundamental, também, e pode ser demonstrada mesmo que você não seja chefe ou líder de alguma equipe de trabalho.
Geralmente, os sujeitos que possuem essa soft skill são aqueles que possuem a capacidade de inspirar os demais, juntar a equipe e tomar decisões em conjunto que são benéficas ao coletivo.
As pessoas com essa habilidade demonstram uma série de características muito úteis ao local de trabalho, sendo essas: uma atitude positiva e perspectiva; a capacidade de tomar decisões rápidas e eficazes; habilidades exemplares de resolução de problemas ou gerenciamento de conflitos; a capacidade de se comunicar efetivamente; uma aptidão tanto para a automotivação quanto para a motivação dos outros.
Responsabilidade!
Por mais que essa soft skill seja um tanto óbvia, é preciso enfatizar que essa é raramente mencionada. No entanto, é uma habilidade muito prestigiada pelos contratantes.
A responsabilidade é o alicerce que manterá você em um emprego, disso não há dúvidas. Desse modo, para você demonstrar um nível alto dessa soft skill, é preciso dominar algumas habilidades, sendo essas: Confiabilidade; Disciplina; Motivação; Consciência; Responsabilidade; Resiliência; Adaptabilidade.
Trabalho em equipe!
Essa habilidade é desejada em diversos setores do mercado, visto que habilidade de trabalho em equipe envolve a combinação de outras soft skills. Para trabalhar em equipe da melhor forma possível é preciso ter perspicácia interpessoal para saber diferenciar o momento de liderar e o momento de escutar os demais colegas.
Os melhores players do mercado são aqueles que possuem a habilidade de observar e entender as necessidades que o cercam. Essa é um soft skill comumente procurada no mercado, de forma geral.
LEIA TAMBÉM: Piores desculpas para não ir ao trabalho – para você jamais usar!
Resolução de problemas!
Essa é a habilidade que, dentre todas mencionadas aqui, é a que mais concede um diferencial aos sujeitos.
Geralmente, pode-se perceber que, no ambiente de trabalho, quando ocorre um determinado problema, as pessoas preferem contar o problema para o seu superior, mas não entregam uma possível solução para esse problema.
A resolução de problema exige habilidades analíticas, criativas e críticas, uma capacidade de analisar o problema de forma pragmática. Com objetividade.
Além disso, essa soft skill vai ao encontro do trabalho em equipe, uma vez que a maioria dos problemas em uma empresa nunca pode ser resolvido sozinho. A capacidade de saber quem pode ajudá-lo a chegar a uma solução, e como eles podem fazê-lo, é o grande diferencial dessa jogada.