Por que aviões soltam fumaça no céu? Veja o que causa o fenômeno!

Entenda a ciência por trás da fumaça branca dos aviões

Muitas vezes, ao falarmos em aviões, é bem comum lembrarmos daquele rastro de fumaça branca que eles deixam no céu, não é mesmo? Inclusive, pode ser algo bem bonito em um dia de céu azul e ensolarado. Mas você sabe o motivo pelo qual os aviões soltam fumaça no céu? Conheça abaixo o motivo pelo qual essas linhas são criadas e como funciona a ciência por trás disso.

O que é a fumaça branca? E por que os aviões soltam fumaça no céu?

Basicamente essa fumaça branca é fruto do escape de gases durante a queima de combustível do avião. Nesse caso, quando esse gás é liberado, é também liberado um vapor de umidade, que ao ser combinado com a temperatura fria e baixa pressão do ar nas altas altitudes, acabam forçando a condensação da umidade. Assim, é criada a trilha branca quando passam pelo céu que você observa atrás dos jatos.

LEIA MAIS: 

Logo, por mais que muitas pessoas acreditem que o rastro seja resultado de produtos químicos ou um efeito proporcionado apenas por modelos específicos, é apenas resultado do vapor de umidade que os gases deixam ao serem expelidos. Inclusive, é por esse motivo que você não enxerga esse mesmo efeito durante o pouso ou decolagem, pois eles precisam estar em uma altitude específica, que é de pelo menos 20 mil pés.

O que é a fumaça preta?

Apesar de ser um pouco mais difícil de ser avistada, alguns aviões também podem deixar um rastro de fumaça preta, bem semelhante ao que vemos em caminhões e carros no trânsito. Portanto, essa coloração não é resultado da condensação de umidade, mas sim de uma queima incompleta de combustível, visto que alguns deles acabam não queimando completamente o combustível presente na câmara do motor.

Entretanto, esse é um fenômeno mais comum com modelos mais antigos ou mais baratos. Hoje em dia os aviões são projetados para aproveitar e queimar todo o combustível disponível de maneira eficaz.

Gostou deste artigo? Você pode encontrar muitos outros aqui mesmo no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também