3 fatores que valorizam – ou desvalorizam – seu carro usado!
Existem fatores que podem acabar valorizando e desvalorizando o seu veículo em uma venda. Confira aqui quais são!
No mundo, existe uma regra clássica acerca de compra e venda de determinados itens. Por exemplo, se você compra uma casa ou um terreno, com o passar dos anos, a tendência é sempre valorizar mais aquele terreno ou casa que você compra. No entanto, essa lógica não se aplica a todos os itens que você possui. Com os carros é bem diferente. Geralmente, se você compra com um carro zero na concessionária, quando você sai da loja com o seu veículo, ele já perde valor no mercado, visto que quanto mais o carro rodou, menor valor ele possui para revenda.
No entanto, se você está vendendo o seu carro para uma pessoa ou para uma concessionária, você sempre procura conseguir alcançar o maior valor possível que o seu veículo vale, não é mesmo? No entanto, existem alguns fatores que contribuem diretamente para a valorização do seu veículo quando você está vendendo-o.
Em vista disso, como muitas pessoas não sabem quais são esses fatores, separamos alguns deles para você avaliar se o seu carro vale mais do que você está cobrando na sua venda. Confere aqui!
As condições que o carro se encontra na hora da venda!
Sem sombra de dúvidas, na hora de comprar um carro usado, todo mundo está procurando um carro que se encontre nas melhores condições possíveis, uma vez que a visualização geral do veículo é uma das primeiras impressões que qualquer comprador repara.
LEIA MAIS: Confira 10 Infrações que podem suspender sua CNH!
Em vista disso, é importante deixar claro que fora os desgastes naturais que qualquer carro possui, é imprescindível que para que seu veículo seja realmente valorizado para revender, não podem haver grandes arranhões no exterior do veículo, amassados ou qualquer avaria que esteja plenamente visível. Além disso, o seu veículo não pode possuir nenhuma ferrugem, principalmente na parte de baixo da lataria do carro.
Não obstante, o interior do veículo também interfere muito no seu valor de compra. Os assentos, os tapetes devem estar limpos, sem estragos e com um odor agradável. Caso o veículo possua o interior trabalhado em couro, é fundamental que o couro esteja bem cuidado, sem rachaduras e descascamento. Por fim, os eletrônicos devem estar todos funcionando perfeitamente. Pelo contrário, seu carro irá perder muito valor.
A quilometragem influencia na valorização do carro para revenda!
Como dito anteriormente, a quilometragem do carro afeta muito no valor do veículo, uma vez que, basicamente, é através da quilometragem que sabemos a “idade do carro” no que tange o uso. Ou seja, através da quilometragem podemos julgar se o veículo já foi usado muito ou pouco, e isso influencia diretamente no valor de compra e venda do veículo.
LEIA MAIS: Vai comprar um carro usado? Você deveria trocar essas peças
A quantidade de proprietários que o veículo já teve!
Ao fazer a compra de um veículo usado, a melhor coisa a se fazer é comprar um veículo que tenha tido somente um dono, pelo menos é isso que a regra geral que impera na sociedade manda.
Isso ocorre uma vez que, quanto mais o veículo passou nas mãos de outras pessoas, consequentemente significa que o veículo rodou mais, podendo até mesmo ter sido alterado. Ou seja, se seu carro era zero e você quer negociá-lo, obviamente você terá mais chances de vender o veículo por um preço melhor.
Em contrapartida, se você comprou um veículo usado de alguém e quer vendê-lo, precisamente esse veículo não valerá tanto, uma vez que você é o segundo dono desse veículo. O recomendável, inclusive, é não comprar veículos que já tenham, portanto, passado pelas mãos de muitas pessoas. Esses são os principais fatores que afetam diretamente na valorização de um carro usado.
Gostou de conhecer esses três fatores que influenciam na valorização ou desvalorização de um carro usado? Continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais conteúdos como este.