Farol alto dá multa? Entenda quando isso pode te custar caro!

Dúvida é comum até mesmo entre motoristas mais experientes

Se há uma dúvida recorrente entre motoristas, sejam eles mais novos ou experientes, é se o uso do farol alto dá multa. Entretanto, isso não é algo que deveria ser tão comum, visto que envolve o conhecimento da função dos faróis.

Afinal, é indispensável que o condutor entenda que o uso errado dessa ferramenta pode atrapalhar muito os outros motoristas, especialmente na cidade. Saiba mais sobre o tema continuando neste artigo até o final.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro

Segundo o artigo 40 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o farol alto pode ser utilizado apenas em vias que não possuem iluminação pública: “nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou segui-lo”.

LEIA MAIS: 5 situações que podem gerar multas no trânsito e quase ninguém sabe!

Por outro lado, nas vias iluminadas, o correto é utilizar a luz baixa seja à noite, período do dia compreendido entre o pôr do sol e o nascer do sol, em túneis, sob chuva, neblina ou cerração. Isso porque, durante a noite, o uso desses faróis pode causar perda de campo de visão ao motorista ou pedestre que vem no sentido contrário.

Outra dúvida muito comum entre os motoristas é sobre a possibilidade de modificar o sistema de iluminação do veículo por outra tecnologia como a de LED. Veja abaixo o que diz a Art. 11 da Resolução nº 970 do CONTRAN, de 20/06/2022:

É vedada “A substituição de lâmpadas originais dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia diferentes, assim como a instalação de novos dispositivos, somente pode ocorrer se o uso dessas lâmpadas estiver previsto em manual ou literatura oficial do fabricante do veículo”.

Veja qual o valor da multa que o farol alto pode dar

Ainda, de acordo com os artigos 249, 250 e 251, ao desrespeitar as regras de uso dos faróis do CTB, o motorista pode receber uma multa de até R$ 130,16 e ser pontuado em 4 pontos na Carteira de Habilitação, visto que essa é infração média.

Ademais, veículos com problemas em seus sistemas de iluminação também poderão ser punidos, pois se encaixam em infração leve, com multa de R$ 88,38.

LEIA MAIS: Multa por dirigir com celular pode doer no bolso – Confira o valor e pontuação!

Inclusive, até mesmo na neblina, o farol deve ser aceso de forma simultânea com o farol baixo, permitindo uma visão ampla e superficial da pista. Segundo especialistas, essa combinação também pode ser utilizada em dias de chuva.

Caso tenha gostado desse conteúdo, você pode acompanhar outras publicações em nosso site Rotas de Viagem.

Você pode gostar também