Sinais de amadurecimento na vida: Você se identifica com algum?

Você sabe a diferença entre amadurecer e ficar velho? Não? Confira aqui que a gente te conta!

Amadurecer não é a mesma coisa que envelhecer. No nosso convívio diário é muito comum encontrar pessoas com idades elevadas, mas com atitudes imaturas. Então, neste artigo vamos falar sobre alguns sinais que indicam que você está amadurecendo e não apenas envelhecendo.

O mundo, hoje, sem sombra de dúvidas, é um lugar extremamente difícil de se viver. Na realidade, o ser humano está tão preocupado com o seu trabalho, preocupado em produzir, adquirir itens, comprar, mostrar sua vida nas redes sociais, que dificilmente paramos para refletir sobre a existência, sobre nós mesmos.

Booking.com

Na realidade, essa movimentação é basicamente natural, visto que, devido à dinâmica do capital, precisamos cotidianamente pagar contas, construir uma carreira estável, assumir diversas responsabilidades, constituir família, e tudo isso que define o modo como habitamos o sistema terra.

Inclusive, todos esses parâmetros, são-nos apresentados como sinônimo de amadurecimento, como na vida adulta. No entanto, só isso não demonstra que realmente chegamos ao status de amadurecimento, existem outros sinais que contribuem diretamente para essa ideia.

LEIA MAIS: Por que você deveria sorrir mais? Veja 6 benefícios de rir na sua vida!

Confira abaixo 4 sinais de amadurecimento:

A capacidade de ouvir os outros

Conseguir ouvir o outro, entender as nuances do que foi dito, bem como o fardo que cada palavra carrega, são sinais de amadurecimento concreto. Somente pessoas que amadureceram, que viveram cenários distintos, podem chegar nesse nível de compreensão.

Além disso, nesse processo de autoconhecimento, você passa a conhecer profundamente o outro, tanto na esfera social quanto na esfera metafísica.

Amadurecer é isso, é colocar-se no lugar do outro, dar valor ao que foi dito e, acima de tudo, não julgar as escolhas feitas, uma vez que fazemos essas escolhas e precisamos passar por elas para chegar até esse determinado momento.

Ser uma pessoa paciente.

Com o passar do tempo, com todas as experiências adquiridas no transcorrer das décadas, ser paciente mostra-se quase que algo inevitável. A paciência é completamente derivativa do modo como enxergamos determinado problema.

Quando não conhecemos um problema, não sabemos como resolver essa questão, consequentemente, devido a essa grande dúvida, da existência de uma lacuna acerca da sua resolução, a paciência deixa de existir e o que passa a imperar é a dúvida, o caos, a ansiedade.

No entanto, como o passar do tempo, conforme amadurecemos, os problemas passam a ser repetitivos e, manter a calma, é a melhor saída para resolvê-los. A paciência é parte fundamental do processo de amadurecimento.

Uma compreensão maior dos sentimentos

Conforme amadurecemos, vivenciamos diversos tipos de sentimentos, o amor, a tristeza, a solidão, a felicidade, o medo, a ansiedade, entre outros. No entanto, conforme crescemos e nos tornamos mais maduros, o modo como passamos a lidar com essas questões, muda completamente.

Na realidade, quando jovem, imaturo, tudo parece ser mais intenso, tudo é novo. Porém, a vida nos marca de maneira que o processo de entender as relações passa a ser mais lógico. Mas isso não significa que deixamos de apreciar essas sensações.

Liberação do “eu central”

Conforme amadurecemos, passamos a entender que o mundo não gira em torno de nós mesmos. Na realidade, passamos a compreender que a existência é distinta para cada pessoa, dependendo do local de nascimento, cultura, e poder econômico.

Isso, em certa medida, funciona como um tranquilizante, visto que, assim, conseguimos entender que a vida é muito mais do que imaginávamos quando mais jovens.

O processo de amadurecer é isso, é entender que o mundo sempre será o mundo, que o fluxo da natureza irá continuar depois que nossa passagem pela terra acabar. Entender que a magnitude da existência é bela e somos sortudos em poder contemplá-la.

LEIA MAIS: O que evitar depois dos 50? Veja 4 coisas que são péssimas!

Esses, entre outros aspectos, são capazes de mostrar a diferença entre ficar velho e amadurecer. O amadurecimento não depende somente da idade, mas sim de um estado de consciência, do modo como entendemos a vida.

Gostou de conhecer 4 sinais de amadurecimento? Então, confira outros temas semelhantes no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também