A importância do descanso Mental e Emocional: Entenda e pratique!
Além do descanso físico, é necessário compreender que a mente também pode esgotar-se. Confira como preservar sua mente!
No post de hoje vamos falar sobre dois tipos de descansos indispensáveis para manter uma boa qualidade de vida e preservar sua saúde física e mental.
A ciência já comprovou que descansar é fundamental para se ter uma vida plena. No entanto, dependendo da abordagem que podemos utilizar, da perspectiva que enxergamos determinado fato, num mundo complexo, o entendimento pode ficar um tanto “oculto”.
Na realidade, por mais objetivo que pareça, a definição de descanso pode estar ausente no imaginário de muitos sujeitos, que delimitam-se à observação física da matéria, desconsiderando todas as nuances que permeiam esse conceito fundamental para o ser humano.
Em vista disso, é importante deixar claro que o descanso é, em síntese, um período no qual nos propomos a resguardar nossos recursos energéticos. Porém, esses recursos não necessariamente são físicos, podendo ser, também, recursos mentais.
LEIA MAIS: Por que você deveria sorrir mais? Veja 6 benefícios de rir na sua vida!
O ato de descansar pode proporcionar um preparo significativo para o corpo, possibilitando exercer, posteriormente, uma variada gama de atividades. Como o espectro humano, em tese, não opera somente na matéria, no observável, no tangível, separamos dois tipos de descansos que você precisa conhecer, sem ser o físico que praticamos todos os dias, quando dormimos.
Então, confira dois tipos de descansos para ajudar a guardar o máximo de energia:
O descanso emocional
Fugindo completamente do universo tátil, as emoções, os sentimentos, ao contrário do próprio corpo, não são objetos que o ser humano consegue segurar. Não existe um amor palpável, uma tristeza que você guarda no armário e esquece. Desse modo, o emocional opera de maneira metafísica, para além do universo observável dos sujeitos, quase sempre uma parte fundamental de si.
Na realidade, o modo como lidamos com as emoções, pode influenciar a forma como nos constituímos mediante ao outro. Existe uma abordagem mais epistemológica, objetiva, tratando as emoções da maneira mais racional possível. Porém, essa não é a única abordagem, visto que, as emoções não precisam ser tratadas de forma lógica, é sim como sentimentos: refletindo acerca da abstração dessa hipótese.
A sobrecarga emocional, portanto, pode surgir de qualquer esfera que um determinado sujeito vivencia, seja no trabalho, na escola, na rua, ou até mesmo em casa. A sobrecarga emocional, inclusive, pode afetar diretamente a eficiência funcional do seu cérebro.
À vista disso, é fundamental você exercitar o descanso emocional, desligar seu modo defensivo e expressar tudo que você sente. Tome cuidado com as pessoas que causem aquela estranheza, aquele espectro negativo. Cuidar da sua saúde emocional é tão importante quanto cuidar do seu corpo. Lembre-se disso.
O descanso mental
A exaustão mental é um dos males que assombra grande parte dos sujeitos que (r)existem no século XXI. Na medida em que o conhecimento foi fragmentado pela abordagem positivista das ciências, o mundo do trabalho acompanhou o mesmo ritmo: um ritmo de aceleração.
Em vista disso, dessa engrenagem que transcorre os séculos e as décadas, a maior parte dos sujeitos passou a preocupar-se com diversas questões de forma concomitante, como: trabalho, estudo, casa, relações pessoais, redes sociais e a internet de modo geral.
Diante desse grande fluxo de informações, o cérebro passa a processar tantos conteúdos e problemáticas que, em um determinado ponto, colapsa. Em síntese, estudos conseguiram demonstrar que a perda crônica do sono, causada pela exaustão mental, pode desencadear graves prejuízos no desempenho cognitivo dos sujeitos.
LEIA MAIS: 4 pequenas mudanças diárias que vão melhorar a sua vida – Confira!
Os principais sinais da exaustão mental são: indecisão, inquietação, falta de atenção, aumento do número de erros no trabalho. Ou seja, é fundamental que você cuide de sua mente. Meditar, inclusive, pode ser o primeiro passo para combater essa questão.
Permita-se fugir do cotidiano às vezes, reserve um tempo para si, e faça aquilo que você gosta. A vida é curta demais para não aproveitar as partes boas. Assim, sem sombra de dúvidas, sua mente irá agradecer.
Gostou de conhecer esses dois tipos de descansos para a mente? Então, confira outros temas semelhantes no Rotas de Viagem!