Método simples para turbinar o conhecimento: Conheça a “Regra das 5 Horas”!

Dicas para inserir a regra das 5 horas no seu dia a dia

Você já ouviu alguém falar em técnicas de aprendizado? Na verdade, existem diversos métodos que ajudam a aprender novos assuntos e a fixá-los com mais facilidade na memória. Assim, você pode escolher aquele método que melhor se adapta a você e ao seu cotidiano.

Nesse sentido, existe uma técnica chamada regra das 5 horas que se mostra extremamente eficaz para muitas pessoas. Ficou curioso(a) para saber o que é essa regra e como utilizá-la para aprender melhor? Então, faça a leitura deste texto na íntegra.

Afinal, o que é a regra das 5 horas?

A maioria das pessoas tem pelo menos algumas horas por dias para se dedicar a atividades da sua escolha. Porém, em muitos casos, esse tempo é desperdiçado em atividades sem valor, como redes sociais, por exemplo.

LEIA MAIS: Ilusão de óptica do buraco negro: Veja como ela mexe com o seu cérebro!

Bem, a regra das 5 horas é utilizada por quem deseja aprender um assunto novo, sem ter de adicionar muitos hábitos no dia a dia. Essa regra consiste em escolher uma hora por dia, sem contar o final de semana, para aprender um assunto novo de sua preferência. Ou seja, no total você terá 5 horas semanais para aprender um assunto novo!

A ideia por trás dessa regra é estimular o estudante a se dedicar completamente a outras tarefas como estudo e trabalho sem distrações.

A ideia por trás desta metodologia de aprendizado remonta ao tempo de Benjamin Franklin , que dedicava ao menos uma hora diária para aprender novas coisas. Atualmente, algumas personalidades como Bill Gates e Elon Musk fazem uso de versões da regra das 5 horas.

LEIA MAIS: 6 exercícios para você turbinar o cérebro e a mente – Pratique!

Como implementá-la?

Para utilizar a regra das 5 horas, é preciso tomar 3 atitudes. Se você quiser implementar essa técnica, lembre-se de fazer essas coisas durante a hora de estudo livre:

  • Leitura: o primeiro passo é fazer uma leitura atenciosa e detalhada sobre o assunto que você escolheu;
  • Reflexão: depois disso, seu cérebro precisará de um tempo para criar conexões e internalizar o assunto aprendido;
  • Prática: por último, é ideal que você faça experimentos com aquilo que aprendeu. Caso o seu assunto de estudo seja complicado de colocar em prática, você pode tentar ensiná-lo para outra pessoa, como uma forma de prática do assunto.

Independentemente do assunto que você escolha estudar, o importante é que você tenha interesse nele e se sinta motivado para a 1 hora de estudo diário.

Gostou desse texto? Então, explore o Rotas de Viagem para acessar outras novidades em nossa página!

Você pode gostar também