INSS: Conheça 3 formas de acelerar o tempo de sua aposentadoria!
Saiba como se aposentar mais rapidamente de forma simples!
A aposentadoria é um dos benefícios sociais ofertados a todos os trabalhadores brasileiros que contribuíram com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para ser elegível à aposentadoria em 2022 é preciso ter no mínimo 65 anos para os homens e 61 anos e meio para as mulheres. Além disso, é exigido ter contribuído por pelo menos 15 anos ao INSS, totalizando cerca de 180 contribuições.
Entretanto, é possível adiantar sua aposentadoria através de alguns meios de contribuição pouco conhecidos. Confira abaixo algumas dicas que podem acelerar a sua aposentadoria.
Trabalhos perigosos ou insalubres aceleram o tempo de aposentadoria
Os trabalhos insalubres são aqueles exercidos em condições que expõem os trabalhadores a qualquer agente nocivo à saúde, como trabalhar em local extremamente quente, na rede de esgoto, ou sob intenso ruído.
Já os trabalhos perigosos, são aqueles realizados sobre um certo nível de perigo, como trabalhar em uma demolição, no manejo de animais perigosos, etc.
Dessa forma, quem trabalha nesses tipos de serviços, podem conseguir a Aposentadoria Especial, visto que as situações “nocivas” à saúde podem ser convertidas em tempo de contribuição, acelerando o processo de aposentadoria.
LEIA MAIS:
- Como fazer a sua aposentadoria durar mais? Veja 4 dicas valiosas!
- Doenças que garantem aposentadoria por invalidez em 2022 – Confira a lista!
Se você serviu ao exército ele pode contar como tempo de contribuição
Desde 1991, todo brasileiro que prestar o serviço militar, mesmo que de forma voluntária, tem o direito de utilizar o tempo em serviço para o cálculo de aposentadoria.
Basta utilizar a Certidão de Reservista, na qual há a data inicial e final da prestação do serviço militar, para que o tempo seja utilizado.
Períodos sem registro na Carteira de Trabalho pode ser utilizado
Se você é uma dessas pessoas que passou parte do seu período em uma empresa trabalhando, mas sem ter a comprovação do registro de contratação na Carteira de Trabalho, saiba que é possível solicitar esse tempo.
Para isso, você deve reunir todos os materiais que comprovem a sua prestação de serviço, como fotos, recebimentos, conversas de WhatsApp, vídeos de câmera de segurança, etc., para que o seu período de informalidade possa ser considerado um vínculo empregatício.
Gostou desse conteúdo? Acesse o Rotas de Viagem para ler mais conteúdos como este!