Seu carro faz barulho quando freia? Veja as possíveis causas!
Saiba quais são as causas que podem levar o seu veículo a fazer barulhos ao frear e como resolvê-las
Não é novidade que uma das manutenções mais importantes de um carro é a manutenção dos freios. Isso porque, eles estão diretamente ligados com a segurança tanto do motorista quanto de seus passageiros, e de todo mundo que está ao seu redor.
Com isso, ao perceber um barulho quando freia o automóvel, o condutor deve procurar o mecânico de sua confiança o mais breve possível para identificar a causa e logo resolvê-la. Lembrando que, por menor que seja o problema, ele deve ser rapidamente solucionado para evitar possíveis acidentes de trânsito.
Sendo assim, no artigo de hoje, nós vamos te contar quais são as 3 principais causas que levam o veículo a fazer barulho quando freia. Continue lendo esse artigo até o final para conferir!
Baixo nível de óleo
Especialmente nos modelos mais modernos de carros, esse é um clássico causador de barulhos ao frear o veículo.
LEIA MAIS:
- Precisa deixar seu carro parado por muito tempo? Evite problemas seguindo essas dicas!
- Você sabia que existe multa por pneu careca? Saiba o valor e como evitá-la!
Por isso, verifique o nível do óleo e certifique-se de que ele está em boas condições de uso. Vale a pena ressaltar que um líquido ralo e cheio de sujeiras prejudica o sistema de frenagem, podendo provocar os barulhos ao frear e trepidações.
Além disso, caso o seu automóvel já tenha atingido mais de 30 mil quilômetros rodados, verifique nas rodas traseiras se existe vazamento no fluido de freio.
Trepidações enquanto freia
Quando o freio do veículo está com problemas, ele pode trepidar e causar barulhos. De modo geral, esses ruídos aparecem junto com as trepidações quando os discos estão empenados — o que acontece quando eles estão muito desgastados ou quando houve problemas na fabricação das peças.
Com isso, quando os discos estão dessa maneira, ele gera vibrações que chegam até o volante. Caso o motorista continue rodando com o carro nessa situação, pode aumentar o desgaste dessas peças e comprometer os componentes das rodas e suspensão.
Falta de revisões em tempo adequado
Por fim, as revisões constantes são de suma importância para garantir que o seu carro não apresentará problemas com os freios e os vários outros componentes. Em geral, os carros devem passar por revisões a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada ano.
Dessa maneira, o seu veículo ficará com a manutenção em dia e você estará livre de diversos transtornos que podem te causar uma dor de cabeça daquelas.
Pastilhas gastas
Quando você escutar um barulho parecido com um arranhão metálico, isso pode ser sinal de que suas pastilhas de freio estão gastar e precisam ser trocadas. Caso não seja feita a substituição por uma nova, a base de aço da pastilha gasta entra em contato direto com o disco de freio, podendo causar danos profundos.
Acúmulo de sujeira
Por fim, a última das causas de barulho quando se freia que separamos é bem simples. O acúmulo de sujeira em contato com os discos de freios também pode causar ruídos. Nesse caso, leve seu carro em um mecânico de confiança e peça por uma manutenção.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!