6 festas populares do Ceará para arrastar o pé o ano inteiro!
Estado de cultura diversificada tem desde celebrações religiosas até folias
Arriégua, respeite as festas populares do Ceará porque elas são para lá de arretadas! Pudera, afinal, estamos falando de um estado altamente diversificado, com cultura rica e história marcante. O calendário de festividades cearenses segue a linha dos costumes e engloba desde celebrações religiosas até as mais coloridas festas juninas.
O folclore do Ceará, diga-se de passagem, é de uma riqueza inestimável. As danças e folguedos populares mostram a formação do povo, expressando seus costumes e tradições. São manifestações importantes que mostram a fusão das culturas africanas, europeias e indígenas resultantes no espetáculo da cultura que conhecemos hoje.
A seguir, listamos as principais festas populares do Ceará que vão te levar para arrastar o pé o ano inteiro!
6 festas populares do Ceará
Primeiramente, é bom esclarecer que quase todas as festas populares do Ceará têm cunho religioso, com exceção do Carnaval. Neste caso, são divididas entre festas gerais (natalinas, juninas, Semana Santa e Finados), fora dos ciclos (por exemplo, a Festa de Iemanjá) e festas localizadas (padroeiros ou santos de devoção).
Reisado
O Reisado é uma das festas populares do Ceará cuja origem é ibérica. Nela, pessoas se reúnem para louvar o nascimento de Jesus Cristo. Deste modo, os participantes protagonizam a encenação dos três reis magos e a perseguição aos cristãos. Ocorre normalmente nas festas de final de ano até o Dia de Reis.
Festa da Caninha Verde
Mais uma das festas populares do Ceará de origem europeia, a Festa da Caninha Verde veio de Portugal. Sua inserção em território cearense deu-se no ciclo da cana de açúcar, primeiro na região de Aracati, tornando uma celebração comum em vilas de pescadores.
Pastoril
Como se vê, as festas populares do Ceará, a exemplo do que acontece em outras regiões do Brasil, têm fortes influências europeias. A pastoril é mais uma delas. Nascida em Portugal, também louva o nascimento de Jesus, portanto, é realizada durante o Natal, com meninas vestidas de azul se apresentando de frente a um presépio.
Fortal
Uma das mais famosas festas populares do Ceará, o Fortal é uma micareta que, desde 1991, abala a capital cearense no final do julho. A festa traz milhares de turistas à cidade, além de contar com bandas regionais e nacionais.
Festa da Banda Cabaçal
A Festa da Banda Cabaçal ou Banda de Couro tem matriz africana. Uma tradição forte no interior do Ceará, com destaque para a região do Cariri, nasceu nos povos africanos e foi adquirindo características próprias ao longo do tempo. Também traz consigo elementos da cultura indígena.
Festas juninas
Sem dúvidas, as maiores festas populares do Ceará são as festas juninas. Durante todo o mês de junho, as cidades se enchem de cores, decorações, quadrilhas e forró. O destaque vai para Juazeiro do Norte e seu Juaforró.
As festas populares do Ceará também compreendem celebrações regionais a santos, como São Gonçalo, ou a Caminhada com Maria, procissão de 16km homenageando Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza. No dia 15 de agosto, fieis partem do Santuário de Nossa Senhora da Assunção rumo a Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Certamente, as festas populares do Ceará não se resumem a seis, mas incluem uma variedade de celebrações na capital e interior do estado. Todas refletindo a cultura e tradição de um povo rico e diversificado.