Por que não se deve usar pneus comuns em carros elétricos? – Saiba os motivos!

Os carros elétricos precisam de pneus adaptados por alguns motivos.

No trânsito, os veículos elétricos podem parecer praticamente iguais com os veículos a combustão. Existem modelos que você nem consegue identificar a olho nu que são um EV (veículo elétrico). Porém, há um detalhe externo que poucos sabem que existe uma grande diferença: os pneus.

Os pneus dos veículos elétricos têm uma série de características diferentes. Até mesmo suas peculiaridades técnicas chamam a atenção devido ao tipo de tecnologia envolvida. 

De acordo com a fabricante italiana Pirelli, que equipa veículos a combustão e elétricos, os EVs são pesquisados de forma constante para que haja o desenvolvimento de pneus que atendam esses novos veículos. 

Ian Coke, diretor de qualidade da Pirelli, disse em entrevista à Ars Technica que os pneus de EVs tem características especiais, como: 

Peso

O peso dos veículos elétricos costuma ser maior do que nos veículos tradicionais. Por esse motivo, a borracha dos pneus é reforçada pois ela sofre uma maior pressão em todas as quatro rodas.

Aderência

Ian também ressaltou que os veículos elétricos precisam de mais aderência. O motivo se deve a potência e ao torque muito maiores que nos modelos tradicionais. A aderência ao solo deve ser maior para evitar acidentes.

Autonomia

Os pneus são muito importantes na autonomia de um veículo, principalmente no caso de elétricos. Quanto menor a resistência do pneu, maior será sua autonomia. Esse é um desafio dos EVs, que precisam de pneus especiais que reduzem a perda de autonomia. 

Ruído

Devido a ausência de motor a combustão, os EVs são muito silenciosos. Isso leva a outro fator: o barulho dos pneus. Esse ruído agora não passa mais despercebido. Por isso, os elétricos recebem pneus que têm uma redução de ruído significativa. 

O que acontece se usar um pneu normal em um carro elétrico?

Os pneus tradicionais em carros elétricos costumam se desgastar mais rápido devido ao peso extra. Além disso, podem ser perigosos se não tiverem a aderência necessária para o alto torque dos elétricos. Outro fator negativo é que ele pode reduzir a autonomia do veículo e fazer mais barulho na estrada do que um pneu desenvolvido para um elétrico.

Você pode gostar também