8 itens que você NÃO deve sugar com o aspirador de pó

Evite danos e prolongue a vida útil do seu aspirador

O aspirador de pó é uma maravilha da engenharia moderna que tem sido a salvação de muitos lares quando o assunto é limpeza. Esta máquina mágica, com um simples deslizar, parece engolir toda e qualquer sujeira do caminho.

No entanto, por mais tentador que seja usar o aspirador para tudo, há alguns itens que devemos resistir à tentação de aspirar. Vamos explorar o motivo.

Objetos grandes e duros

Apanhe moedas, brinquedos ou quaisquer outros itens sólidos que encontrar pelo caminho antes de passar o aspirador. Ao sugá-los, há o risco de danificar o motor ou até mesmo de obstruir o tubo.

Sem mencionar o barulho perturbador que esses objetos fazem ao serem sugados. Imagine a situação: você está tranquilamente aspirando e de repente uma moeda é sugada, causando um som estridente e deixando você preocupado se seu aspirador sobreviverá.

LEIA MAIS:4 truques com a Coca-Cola que provavelmente não te contaram

Líquidos

Você pode pensar: “Ah, é só um pouquinho de água”, mas não se deixe enganar. A menos que seu aspirador seja específico para líquidos, essa pequena quantidade pode ser suficiente para causar um curto-circuito ou danificar permanentemente o motor.

Além disso, pode-se criar um ambiente propício para o desenvolvimento de mofo dentro do aparelho, algo que você definitivamente não quer em sua casa.

Vidro quebrado

Pode parecer uma solução rápida para limpar aquele copo que se espatifou no chão, mas aspirar cacos de vidro é uma escolha ruim. Os fragmentos podem rasgar o saco coletor ou danificar o sistema interno.

Além disso, pedacinhos de vidro podem acabar ficando escondidos dentro do aparelho e serem expelidos em futuras limpezas, tornando-se um risco.

Cinzas e brasas

As cinzas, por mais frias que estejam, possuem partículas tão finas que podem não ser totalmente retidas pelo filtro do aspirador, acabando por serem lançadas de volta ao ambiente.

Brasas, mesmo que pareçam extintas, ainda podem conter calor suficiente para causar um incêndio. Nada de aspirar a lareira após aquela noite fria!

Cabelos longos e fios

Se você tem alguém com cabelos longos em casa ou trabalha com artesanato, sabe como fios podem ser um problema.

Eles têm a capacidade única de se enrolar no rolo do aspirador, reduzindo sua eficácia e, em casos extremos, podendo levar ao superaquecimento do motor. Uma breve varredura antes pode salvar seu aparelho de uma morte prematura.

Produtos químicos ou em pó

Pode ser tentador aspirar aquele pózinho que caiu ao fazer uma pequena reforma ou aquele produto que se espalhou acidentalmente.

No entanto, muitos deles podem ser corrosivos ou prejudiciais ao aspirador. Além disso, a aspiração pode acabar por espalhar ainda mais o produto, colocando sua saúde em risco.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para evitar o superaquecimento do seu telefone

Plantas e terra de vasos

Seu vaso de planta caiu? Antes de sair aspirando a bagunça, pare e pense. A terra pode saturar rapidamente o filtro e, pior ainda, você pode acabar transportando pequenos insetos e microorganismos para dentro do seu aspirador.

Limalhas de ferro ou outros metais

Esses pequenos fragmentos podem parecer inofensivos, mas quando sugados, podem gerar faíscas dentro do aspirador. Essas faíscas, por menores que sejam, têm potencial para iniciar um incêndio.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também