7 sinais de que um relacionamento é tóxico – e precisa ser repensado!
Existem alguns sinais que indicam que você está preso em um relacionamento tóxico. Confira aqui quais são eles!
Na vida, seja de forma consciente ou até mesmo inconsciente, os seres humanos caminham em uma direção que remete a encontrar um parceiro ou uma parceira e a constituir uma vida juntos. Uma grande parcela das pessoas almeja construir uma família e deixar um legado. Porém, isso não significa que todos os relacionamentos irão dar certo em um primeiro momento.
Na realidade, é muito comum encontrar relacionamentos que não dão certo e, geralmente, não funcionam devido à sua toxicidade. Sim, infelizmente, relacionamentos tóxicos são mais comuns do que a maioria das pessoas imagina. Além disso, pessoas que se encontram em relacionamentos tóxicos não são fracas. Na realidade, a maioria delas mal sabe que está presa em um.
Pessoas fortes e saudáveis emocionalmente podem acabar caindo em um relacionamento tóxico e não perceberem. Esse tipo de relação pode ser muito prejudicial para ambas as partes, criando uma dependência mútua que não faz bem para nenhum dos envolvidos.
Felizmente, existem alguns sinais que indicam que você pode estar em um relacionamento tóxico. Quer saber quais são eles? Então, acompanhe este artigo!
7 sinais que indicam que você está preso em um relacionamento tóxico
Você se sente mal o tempo inteiro
De fato, se você está em um relacionamento e se sente mal o tempo inteiro, isso é um sinal de que ele não está nada bem. Encerrar uma relação não é uma atitude fácil de ser tomada. No entanto, se você não se sente feliz com a pessoa que deveria te proporcionar isso, talvez deva considerar finalizar esse ciclo.
LEIA MAIS: Como lidar com um ambiente de trabalho tóxico? 3 dicas de sobrevivência!
Todo o trabalho, o amor e o compromisso vem de você
É preciso existir um equilíbrio nos relacionamentos. Se os encontros só ocorrem porque você insiste e a demonstração de afeto vem somente de você, esse relacionamento é muito tóxico. Logo, se você sente que apenas você se esforça na relação, é um sinal de que você precisa sair dela.
O “não” é uma palavra que não pode ser dita
Saber o momento de dizer não é essencial em qualquer situação da vida, inclusive em relacionamentos. Você jamais pode tirar essa palavra do seu vocabulário.
Relacionamentos saudáveis só existem quando limites são estabelecidos, e aceitar um “não” é um deles. Quando você não possui mais a capacidade de comunicar que não quer fazer algo, isso é um forte sinal de que o seu relacionamento é tóxico.
Se você precisa concordar com tudo que o seu parceiro quer, sem direito à opinião, ou quando a sua opinião é obrigada a ser igual à do seu parceiro, talvez esse seja o momento de você repensar a sua relação.
Existe abuso físico ou verbal, ou ambos
O relacionamento tóxico não opera somente com atitudes subjetivas. Assim, não é normal receber agressões, sejam físicas ou verbais. Portanto, se a pessoa que deveria te amar trata você de forma grotesca e pejorativa, sem dúvidas, seu relacionamento é tóxico e não deveria estar ocorrendo.
Seu companheiro age de forma passivo-agressiva
Se o seu companheiro ou companheira possui um comportamento passivo-agressivo, isso é um forte sinal de que o relacionamento é tóxico. O comportamento passivo-agressivo é um ataque indireto, por meio de atitudes covardes.
Logo, a toxicidade encontra-se na ideia de que esse comportamento rouba a sua capacidade de resposta para que os problemas possam ser tratados diretamente. Ou seja, o ataque costuma ocorrer de forma sutil e muitas vezes disfarçado em meio a outra atitude. Desse modo, se esse tipo de situação costuma ocorrer com frequência no seu relacionamento, é bem provável que ele seja tóxico.
LEIA TAMBÉM: Quatro sinais de que seu companheiro quer se separar de você!
Não há esforço
Geralmente, os relacionamentos tóxicos baseiam-se no esforço zero. Em uma breve analogia: estar presente em uma pista de dança não faz de você um dançarino, assim como estar em um relacionamento não significa que realmente exista um investimento sendo feito nele.
Fazer determinadas atividades individualmente pode ser saudável, mas quando tudo ocorre dessa maneira, isso é um sinal de toxicidade. Afinal, se a pessoa não gosta de fazer atividades com você, por que se relacionar?
Você evita comunicar suas necessidades porque elas não fazem sentido para seu parceiro
Quando aquilo que você expressa não parece fazer sentido para seu parceiro, isso pode ser um sinal de relacionamento tóxico. Geralmente, pessoas presas em relacionamentos tóxicos são invalidadas constantemente. Ou seja, se o seu parceiro invalida qualquer ação que você faça, talvez você precise repensar essa relação.
Caso queira ver mais informações e artigos semelhantes, acesse o site do Rotas de Viagem!