6 sinais de que você está à beira do burnout – e deve se cuidar!
O trabalho faz parte do cotidiano, porém, se não for equilibrado, pode causar grandes problemas. Confira aqui sinais de que você está à beira do burnout.
Para aqueles que não sabem, a Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema. A exaustão que essa síndrome causa se relaciona ao trabalho de um determinado indivíduo. Nesse sentido, existem alguns sintomas que indicam que você está indo em direção ao burnout. Confira, a seguir, quais são eles:
Exaustão frequente
Caso você sinta que não está dormindo o suficiente, se já acorda exausto ou se tem se sentido cansado tanto emocionalmente quanto fisicamente, esses podem ser alguns sintomas de um problema de saúde ou indicar que você está sofrendo de burnout.
LEIA MAIS: O que ajuda a dormir de forma natural? Aprenda 3 maneiras práticas!
Optar por estilos de vida insalubres
Pessoas que geralmente sofrem de burnout, muitas vezes, não possuem energia ou vontade de fazer escolhas saudáveis para seu estilo de vida. Nesse sentido, elas podem comer muito, comer pouco, escolher alimentos não saudáveis ou deixar de se exercitar. Além disso, pesquisas sugerem que elas também estão mais propensas a abusar do álcool ou de outras substâncias ilícitas. Essas escolhas se dão pelo fato de que essas pessoas querem “escapar” dos sentimentos de ansiedade e depressão aos quais estão ligadas diretamente.
Dificuldade em dormir
Um dos sintomas de que você está entrando em um burnout é a insônia. É preciso deixar claro que a insônia ocasional é comum. No entanto, insônia com frequência não pode ser tratada com naturalidade. A incapacidade de dormir ou de permanecer dormindo, especialmente se acompanhado de pensamentos relacionados ao trabalho, pode sinalizar burnout.
Existem também algumas evidências que apontam que a insônia pode prever o início do burnout. Ou seja, se você está lutando contra o sono e não consegue dormir como antes, é um sinal de que você está tendo sérios problemas.
Perda de prazer nas atividades do dia a dia
Outro sintoma bem comum associado ao burnout, bem como à depressão, é a perda total do prazer em fazer atividades que você estava acostumado. Assim, se antes você gostava do seu trabalho, mas agora parece sentir-se completamente apático em relação a ele e às atividades designadas a você, isso é um forte indício de burnout. Além disso, essa sensação pode vir acompanhada de sentimentos de desprazer com a sua vida pessoal e com atividades que antes faziam mais sentido, mas hoje não fazem mais.
LEIA TAMBÉM: Como é possível lidar com o estresse no trabalho? Siga esses passos!
Não conseguir parar de pensar no trabalho
É comum pensar no seu trabalho em alguns momentos do dia no seu tempo livre. Porém, se esses pensamentos estão sempre acompanhados de sentimentos de pavor, ansiedade, e interferindo no modo como você se relaciona com as pessoas e consigo mesmo, isso é um sinal forte de burnout. Pensar no trabalho com mais frequência do que você deveria e com sentimentos negativos atrelados a isso é um grande indício de que você precisa urgentemente mudar de trabalho ou estilo de vida.
Seu desempenho no trabalho diminuiu
Pesquisas que investigam o burnout crônico e o funcionamento das pessoas indicam que essa síndrome pode impactar diretamente no modo como um funcionário passa a se comportar no ambiente de trabalho. Segundo os especialistas, o desempenho individual fica comprometido quando um trabalhador está passando por estresse excessivo. Desse modo, por consequência, o desenvolvimento coletivo também é afetado diretamente, uma vez que os funcionários saudáveis gastam tempo para poder auxiliar os colegas doentes, sob risco de acabarem se prejudicando também.