5 hábitos que parecem saudáveis, mas na verdade não são!

A busca pelo corpo saudável pode fazer algumas pessoas adotarem comportamentos prejudiciais para o organismo.

É consenso entre a comunidade científica a importância da manutenção de bons hábitos para saúde. No entanto, alguns hábitos que parecem ser saudáveis, mas não são, também entram na rotina de algumas pessoas e acabam por se tornar prejudiciais para o corpo.

Hábitos que parecem ser saudáveis

Manter o equilíbrio é importante. Por isso, cuidado para não se surpreender com os hábitos que enganam com sua aparência de saudáveis.

Retirar a gordura da alimentação

Quando uma pessoa pensa em emagrecer, os alimentos gordurosos são os primeiros a saírem da lista.

Esse hábito, que é bom quando se trata de ultraprocessados, pode ser prejudicial quando gorduras consideradas boas para o organismo também são deixadas de lado, como aquelas presentes nos azeites de oliva, castanhas e outras oleaginosas.

LEIA MAIS: 6 hábitos que desapareceram com a tecnologia sem percebermos

Escovar os dentes em excesso

Manter os dentes escovados ajuda a evitar cáries, placas bacterianas e tártaro. Porém, escovar os dentes em excesso pode prejudicar o esmalte do dente e provocar perda de tecido dentário.

Isso acontece em virtude da interação entre a pasta de dente e os alimentos que consumimos, como os ácidos presentes nas frutas cítricas, que são abrasivos para os dentes.

Não descansar após os treinos

Descansar após a prática de atividades físicas é a recomendação médica para promover a recuperação muscular.

Porém, algumas pessoas podem pensar que treinar o mesmo grupo muscular todos os dias (como os peitorais) sem descanso vai acelerar o processo de hipertrofia – ganho de massa muscular –, mas a realidade é o oposto disso.

A falta de descanso gera sobrecarga muscular, dificulta a recuperação das fibras musculares, além de enfraquecer o sistema imunológico.

Consumir suplementos sem orientação adequada

Shakes proteicos e suplementos após os treinos são comuns para muitas pessoas, mas é preciso acompanhamento nutricional para consumir a quantidade adequada e evitar o aparecimento de problemas digestivos.

LEIA TAMBÉM: 3 hábitos matinais das pessoas que mais vivem no mundo

Consumir produtos que parecem saudáveis sem olhar a tabela nutricional

Determinados produtos são conhecidos como saudáveis pelo grande público, como barras de cereais, biscoitos integrais e embutidos comercializados como light ou diet.

No entanto, esses alimentos passam por processamento e podem conter altas quantidades de açúcar, sódio e gorduras saturadas, além de conservantes e aromatizantes artificiais.

Indica-se olhar a embalagem antes de levar qualquer um dos alimentos comercializados como fitness ou saudáveis para casa.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também