5 túneis subaquáticos que provam que a engenharia atingiu um novo patamar

Conheça algumas das maravilhas do mundo da engenharia com os 5 túneis subaquáticos que desafiam a lógica. Alguns deles são localizados aqui mesmo, no Brasil! Confira!

Do Reino Unido à Argentina, passando por projetos ambiciosos até no Brasil, o mundo subaquático está se tornando palco de obras da engenharia com o objetivo de facilitar nossas travessias e conectar regiões de maneiras rápidas.

Eurotúnel

Perfil do Eurotúnel - Desenho
Créditos: Commander Keane

No coração da Europa, o Eurotúnel é um feito de engenharia que liga Folkestone, no Reino Unido, a Coquelles, na França, atravessando o Canal da Mancha. Com uma extensão de 50,45 quilômetros e alcançando 75 metros de profundidade em seu ponto mais baixo, o Eurotúnel é uma maravilha subaquática da engenharia.

Em apenas 35 minutos, a uma velocidade média de 160 quilômetros por hora, os viajantes atravessam o túnel composto por três passagens, duas dedicadas ao transporte de veículos e passageiros, enquanto a terceira é destinada à ventilação.

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Ligação Fixa do Cinturão de Fehmarn

Ligação Fixa do Cinturão de Fehmarn em verde

Com previsão de conclusão em 2029, a Ligação Fixa do Cinturão de Fehmarn é um projeto europeu que vai conectar as ilhas dinamarquesas de Lolland e a alemã Fehmarn diretamente sob o Mar Báltico.

Com 18 quilômetros de comprimento e 40 metros abaixo da superfície, a obra se tornará o maior túnel do mundo criado sem nenhum aparelho para perfurar. Reduzindo a viagem de 45 minutos de balsa para 7 minutos de trem ou 10 minutos de carro.

Santos-Guarujá

No Brasil, o túnel submerso entre Santos e Guarujá é um projeto que tem a intenção de melhorar o fluxo de carros, pedestres e cargas entre essas duas cidades do litoral.

Com 860 metros de comprimento e construído a 21 metros de profundidade, a travessia que atualmente leva cerca de 45 minutos de balsa será reduzida para impressionantes 1 minuto e 42 segundos. A inauguração está planejada para 2028, e o túnel também vai permitir a integração com o futuro Aeroporto Regional do Guarujá.

Túnel Subfluvial Santa Fé-Paraná

Na Argentina, o Túnel Subfluvial Raúl Uranga – Carlos Sylvestre Begnis conecta as províncias de Entre Rios e Santa Fé por baixo do Rio Paraná. Com 47 anos desde que foi criado, e 3,5 quilômetros de extensão, este túnel atinge a profundidade de 32 metros. No início o projeto havia sido criado por questões políticas, o túnel oferece uma travessia espaçosa e eficiente, com suas duas pistas generosas de concreto.

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Itajaí-Navegantes

O consórcio da Associação Municipal da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), composto por Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes, teve a ideia de criar o túnel subaquático Itajaí-Navegantes.

Com um orçamento de R$ 629 milhões, e a conclusão prevista para 2028, o túnel será construído sob o rio Itajaí-Açu, criando uma alternativa para as atuais travessias de balsa entre as cidades, beneficiando mais de 300 mil habitantes.

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