Brasil tem maior cachoeira longitudinal do mundo com 1.800 metros

Queda fica no Parque Estadual do Turvo, já na divisa do Brasil com a Argentina

O Brasil, sem dúvidas, tem muitos recordes em belezas naturais. Por exemplo, as Cataratas do Iguaçu entre as Sete Maravilhas da Natureza. Mas, o que você, de repente, não sabia, é que também temos a maior cachoeira longitudinal do mundo. São 1,8km de comprimento, além de quedas de até 12 metros.

Estamos falando do Salto do Yucumã, no município de Derrubadas, no noroeste do Rio Grande do Sul. O conjunto de quedas fica no interior do Parque Estadual do Turvo, já na divisa do Brasil com a Argentina. Ainda que apenas 1% dos 17 mil hectares estejam abertos a visitação, vale a pena conhecer.

Como é a maior cachoeira longitudinal do mundo?

O Salto do Yucumã tem, como já comentamos, 1,8 km de extensão. O nome vem do tupi-guarani “Grande Roncador” e não caberia melhor. Possui quedas que chegam a até 20 metros de altura, conforme o nível do rio Uruguai, além da profundidade média de aproximadamente 110 metros do canal.

Só para ilustrar, existem épocas do ano em que o rio fica totalmente encoberto, de tal forma que nem dá para ver as quedas. Falando nelas, assim como as Cataratas, a maior cachoeira longitudinal do mundo tem vistas para Brasil e Argentina. Entretanto, a melhor delas é do lado brasileiro.

Créditos: https://parquedoturvo.wordpress.com/

Isso ocorre principalmente porque a margem daqui é mais baixa. Assim, dá para ver melhor os degraus pelos quais a água corre. E como chegar lá? Primeiramente, é preciso adentrar o Parque Estadual do Turvo, onde vivem as onças-pintadas do estado. A partir do centro de visitantes, percorre-se uma estrada de terra cuja extensão se aproxima a 15 quilômetros.

Ao final deste percurso, há a trilha curtinha, de 500 metros que, enfim, leva à maior cachoeira longitudinal do mundo. Chegando lá, avista-se uma incrível diversidade, inclusive com espécies ameaçadas de extinção, a exemplo da bromélia-do-rio.

O que mais tem para fazer no parque?

Ainda que a beleza da maior cachoeira longitudinal do mundo seja enorme, não é a única atração no parque. Primeiramente, dá para percorrer aquele caminho desde a entrada do parque às quedas de bicicleta. Ademais, existem duas trilhas por lá:

  • das Lagoas, com extensão de 1.300 metros e nível de dificuldade moderada
  • das Onças: extensão de 1.500 metros, além de nível mais elevado de dificuldade

Seja qual for sua escolha, o passeio é sempre no meio da Mata Atlântica. Para ter mais informações sobre o parque, basta acessar seu site oficial.

Você pode gostar também