5 invenções da NASA que você usa – mas não sabia de onde vinham!

A tecnologia avançou muito nos últimos anos. Confira as tecnologias da NASA que fazem parte do nosso cotidiano!

O período posterior à Segunda Grande Guerra foi marcado pela disputa de poder entre a antiga União Soviética e os Estados Unidos. Essa disputa foi marcada principalmente pela Corrida Espacial, durante a qual os dois países disputavam a conquista pelo espaço. Foi nesse contexto que o então presidente dos Estados Unidos, Dwight David Eisenhower, assinou o decreto que originou a National Aeronautics and Space Administration (NASA) em 29 de julho de 1958.

Apesar da tensão que pairava durante aqueles anos, essa disputa foi extremamente benéfica no que diz respeito ao avanço da tecnologia. Na atualidade, muitas criações da agência espacial NASA fazem parte do nosso cotidiano e possuem um impacto constante na nossa existência. Pensando nisso, listamos cinco das invenções da NASA que você possivelmente possui contato contínuo e que podem te surpreender.

5 invenções da NASA que você usa no seu cotidiano

Câmera de celular

Uma das maiores tecnologias elaboradas pela NASA que pode estar agora mesmo em suas mãos é a câmera de celular. Nesse sentido, a câmera de celular surgiu na década de 90 de uma pesquisa liderada pelo cientista Eric Fossum, na qual Fossum e sua equipe miniaturizam com êxito um sensor complementar de semicondutor de óxido de metal, que substitui sensor que a agência utilizava na época.

A partir disso, Fossum e Sabrina Kemeny fundaram a empresa Photobit e lideraram o uso desses sensores em aplicações comerciais e industriais. Esses pequenos sensores possibilitaram a criação de câmeras de celular, câmeras de segurança compactas, campainhas de vídeo e quaisquer outros dispositivos pequenos que possuem câmeras que entregam bons resultados.

LEIA MAIS: Como tirar foto da lua com o celular: 4 dicas para ter ótimos resultados!

Fones de ouvido sem fio

Os fones de ouvido sem fio são de grande utilidade para nós após o barateamento e a consequente popularização dessa tecnologia. Ele nos permite ouvir músicas e fazer chamadas de voz com uma maior liberdade de movimento, nos proporciona mais mobilidade principalmente na hora de realizar atividades esportivas.

Após um acontecimento que quase tirou a vida do astronauta do programa Mercury, Gus Grissom, houve um encurtamento do seu equipamento de rádio. Diante disso, a NASA contratou um laboratório de pesquisa ITI Labs, para elaborar um sistema de rádio sem fio para dar aos astronautas mais de uma só maneira de comunicação.

Posteriormente, a NASA passou a trabalhar em parceria com a Plantronics. Essa colaboração tinha como objetivo principal a elaboração de uma versão de fones sem fio em um capacete. No entanto, ao longo dessa cooperação foram criadas diversas versões desses fones. Também foi efetuado o melhoramento dessa tecnologia como o cancelamento de ruídos.

Lentes com proteção UV

Presentes hoje nos nossos óculos de sol, as lentes com proteção UV foram inventadas pela NASA. Em busca de proteger os astronautas dos raios ultravioletas, que possuem a capacidade de afetar negativamente a nossa saúde, principalmente a dos olhos, a NASA em conjunto com a empresa óculos Foster Grant iniciaram pesquisas para melhorar as viseiras dos capacetes dos astronautas.

O trabalho da agência espacial e da empresa de óculos gerou resultados realmente positivos e, atualmente, essa tecnologia está presente em todas as lentes de óculos de qualidade.

LEIA MAIS: 5 sinais de que você precisa usar óculos mas não sabe – Confira!

Termômetros infravermelhos

Uma invenção da NASA muito utilizada no Brasil e no mundo foram os termômetros infravermelhos. Alguns estabelecimentos, principalmente supermercados, a utilizam constantemente. Essa ferramenta possibilita checar a temperatura de alimentos e objetos apenas apontando para o local desejado.

O método utilizado nesses termômetros é baseado na tecnologia infravermelha que a NASA utilizou para medir fontes de energia infravermelha do espaço profundo, que foi reaproveitada para fornecer leituras das temperaturas de objetos na Terra.

Detectores de fumaça

Os detector de fumaça iônico são os tipos de detectores de fumaça mais usados no mundo, devido ao preço mais acessível e à ótima qualidade. Esse tipo de detector foi resultado de uma parceria entre a NASA e a Honeywell, que buscava melhorar os alarmes de incêndio tornando-os mais preciso.

Você sabia que essas invenções eram todas da NASA? Continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais conteúdos como este.

Você pode gostar também