5 hábitos comuns que podem estar sabotando sua saúde mental

Evite esses 5 hábitos comuns e tenha uma vida muito mais leve.

Você sabia que maus hábitos durante o seu dia a dia podem estar sugando toda a alegria da sua vida? É verdade! Muito provavelmente você já ouviu dizer que existem alguns hábitos que você deve sempre evitar para manter a sua saúde física em dia, ou até mesmo para que você possa se prevenir de doenças.

Mas você sabia que hábitos prejudiciais também podem afetar a sua saúde mental negativamente? Pensando nisso, preparamos um artigo especial para você, onde vamos falar sobre quais são os hábitos que podem prejudicar a sua saúde mental e como evitá-los no seu dia a dia. Vamos lá!

5 hábitos comuns péssimos para saúde a mental

Perfeccionismo

Você já ouviu falar que a busca pela excelência pode ser algo saudável, mas também pode se tornar um problema? É verdade! É sempre importante dar o seu melhor para alcançar seus objetivos, mas quando a busca pela perfeição se torna constante e presente em todos os momentos, pode ser prejudicial.

Estabelecer padrões que não estão ao seu alcance pode levar a insatisfação e uma preocupação excessiva com o fracasso. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio entre a busca pela excelência e a aceitação de que nem sempre as coisas sairão como planejado.

Quando você aprende a valorizar seus esforços, mesmo que não tenha alcançado a perfeição, é possível manter a motivação e ter uma atitude mais positiva em relação ao seu desempenho. Lembre-se: a busca pela excelência deve ser uma busca saudável, e não uma fonte de ansiedade e estresse.

LEIA MAIS: 5 sinais de que você é uma pessoa exigente, mas não perfeccionista

Culpa

Com certeza você já ouviu falar que a culpa pode ter um lado positivo e um lado negativo. Não é verdade? Em muitos casos, a ela pode fazer com que a pessoa se sinta arrependida por algo que cometeu e evite cometer novamente. No entanto, quando a culpa se torna contínua, pode ser algo bastante negativo.

Por isso, é importante encontrar um equilíbrio saudável em relação à culpa. É normal cometer erros e sentir culpa em certas situações, mas é importante aprender a se perdoar e seguir em frente. Se a culpa está afetando negativamente sua vida, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental para encontrar estratégias para lidar com esse sentimento de maneira saudável e construtiva.

Pensamentos negativos

Todo mundo tem pensamentos negativos em algumas ocasiões. Ter pensamentos negativos é normal e não significa necessariamente que a pessoa esteja com algum problema de saúde mental. No entanto, quando esses pensamentos se tornam constantes e promovidos pela pessoa, podem criar uma mentalidade de fracasso que interfere em sua capacidade de ter sucesso.

Por isso, é importante aprender a reconhecer e lidar com essa situação de forma saudável. Em vez de promover esses pensamentos, tente substituí-los por pensamentos mais positivos e realistas. Procure também praticar a autocompaixão e o cuidado com a sua saúde mental.

Todo mundo tem pensamentos negativos em algumas ocasiões e, em muitos desses casos, esses sentimentos não significam que a pessoa está com algum problema de saúde mental. Entretanto, quando a pessoa promove esses pensamentos negativos pode criar uma mentalidade de fracasso, que acaba interferindo na sua capacidade de ter sucesso.

LEIA TAMBÉM: Quatro atitudes de autossabotagem que você precisa evitar

Sedentarismo

Um estilo de vida sedentário é algo que prejudica você em diversos sentidos, seja em sua saúde física, seja em relação à sua imunidade e também em relação à sua saúde mental. Quando uma pessoa tem o hábito de fazer exercícios regularmente, ela alivia a depressão, libera endorfinas e outras substâncias que também fazem com que ela se sinta bem.

Uso excessivo das mídias sociais

O uso excessivo das redes sociais pode acabar fazendo com que as pessoas tenham ansiedade e uma autoestima muito mais baixa. Segundo especialistas, o uso excessivo de mídia social pode ser muito perigoso para sua saúde mental. Um estudo recente publicado na Psychiatric News vincula o uso de várias plataformas de mídia social com um risco aumentado de depressão e ansiedade.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também