5 erros graves na hora de pedir um aumento – Conheça e evite-os!
Existem maneiras de pedir um aumento e outras que você deve evitar. Confira aqui como você não deve abordar seu empregador!
No mundo do trabalho, de maneira geral, existe um grande receio que está mais atrelado (diga-se que completamente) aos funcionários que é o momento de solicitar um aumento ao seu empregador. Na realidade, o maior problema em solicitar um aumento de salário é que, querendo ou não, existem abordagens que dão certo e abordagens que no final dão completamente errado.
Em síntese, o melhor resultado nessa dinâmica seria realmente receber o aumento que você tanto desejava, no entanto, muitas pessoas acabam conseguindo um aumento no valor menor do que queriam, e outras simplesmente recebem um não.
No livro de escolhas da vida, pensando nessa problemática, existem inúmeros caminhos que podemos seguir para solicitar o aumento salarial, uns que podem dar certo e outros que podem dar completamente errado. Por isso é fundamental que você pense cada aspecto do pedido quando for fazê-lo. Confira aqui algumas abordagens que você deve evitar fazer ao pedir um aumento salarial. Veja:
Erros comuns ao pedir aumento para você evitar
Nunca faça a solicitação do seu aumento salarial falando da sua vida pessoal.
É importante destacar que se sua motivação para pedir o aumento salarial for embasada na sua vida pessoal, usando, por exemplo, o argumento de que está prestes a ter um filho ou que você quer economizar para comprar uma casa, é melhor nem utilizar essas preposições.
LEIA TAMBÉM: Profissões que não precisam de faculdade – Confira esta lista!
Pensar que o capitalismo pode ajudar o trabalhador levando em consideração questões subjetivas que demandam empatia é um tanto equivocado e ingênuo. A ideia de um mundo em que todos os sujeitos possuem aumentos de salários baseando-se nos seus estilos de vidas e metas pessoais é uma análise risível, e é exatamente assim que seu chefe irá enxergar o seu argumento. Essa abordagem, possivelmente, será recusada assim que for proposta ao seu empregador.
Não faça a solicitação de um aumento enquanto seu chefe está mal-humorado.
É importante perceber o modo como o seu chefe está atuando na empresa nas últimas semanas. Se seu chefe está estressado, a empresa não está dando os resultados esperados. Logo, esse não é o momento de pedir um aumento, uma vez que nessas condições qualquer empregador quer evitar o máximo de dor de cabeça.
Não se comporte como se o aumento fosse uma obrigação.
A realidade é que ninguém recebe um aumento por virar o ano de trabalho. Muito menos recebe-se aumento por fazer aquilo que você foi contratado para fazer por um determinado valor. No mundo dos negócios, o que mais existe é mão de obra e se mais pessoas fazem o que você faz, pedir um aumento baseado no seu trabalho que você já foi contratado para fazer é um tanto equivocado.
Para isso, é necessário destacar-se! Registre esses destaques, os momentos que você prestou soluções que estavam fora das suas atribuições. Caso contrário, receber o aumento com essa abordagem pode ser um tanto difícil.
LEIA TAMBÉM: Conheça os 15 trabalhos mais perigosos do mundo – e se arrisque se tiver coragem!
É preciso lidar com o não caso não consiga o aumento!
Se você solicitar um aumento e acabar recebendo aquele “não” desagradável, é preciso lidar com essa situação de forma positiva e não levar ressentimentos para casa. Se você receber um “não”, pergunte o que pode ser feito para reverter esse quadro, tente estabelecer metas. Assim, sem sombra de dúvidas, tornar-se-á mais fácil entender o que seu empregador necessita para realmente lhe conceder um aumento.
Não jogue verde se você não estiver preparado para sair da empresa.
Muitas pessoas quando vão pedir aumento colocam uma regra que é a seguinte: se eu não conseguir o aumento, terei que me desligar da empresa. No entanto, como foi dito anteriormente, atualmente, existe mais oferta de mão de obra do que demanda no mercado. Ou seja, esse argumento não é bem visto por grande parte dos empregadores. Se você não pode arcar com essa decisão, não tome-a.