5 cidades que podem desaparecer do mapa até 2030
Saiba quais são as cidades que correm o risco de sumir do mapa e entenda como isso pode afetar o mundo.
O mundo está passando por mudanças climáticas drásticas e, infelizmente, muitas cidades estão em risco de desaparecer até 2030.
De acordo com especialistas em meio ambiente, a elevação do nível do mar causada pelo derretimento das calotas polares, a falta de água potável e os fenômenos climáticos extremos são apenas algumas das causas que podem deixar essas cidades submersas ou abandonadas.
Por isso, neste artigo, exploraremos as cinco cidades que correm o risco de desaparecer até 2030.
Algumas delas são conhecidas por sua beleza e história, outras são importantes centros financeiros e de negócios, mas todas elas enfrentam um futuro incerto. Confira agora!
Veneza – Itália
Veneza, a cidade mais bela e milenar do mundo, está ameaçada! Fundada sobre ilhotas, é vulnerável às marés.
Mas agora, o perigo é ainda maior! As mudanças climáticas e o derretimento das calotas polares estão aumentando o nível das águas e colocando em risco a encantadora cidade italiana.
Os especialistas afirmam que com apenas um aumento de 50 centímetros no nível das águas, a Praça São Marcos estará permanentemente alagada.
LEIA MAIS: Cidade turística italiana resolve multar turistas por tirar selfies; entenda essa história!
Miami – Estados Unidos
Miami, nos Estados Unidos, está sofrendo com o aumento das inundações e os prejuízos são alarmantes.
Além de contaminar a água potável, a infraestrutura da cidade também está sendo danificada.
E as consequências não param por aí: até 2050, a famosa e agitada Miami Beach pode ser seriamente impactada.
Basra – Iraque
Você sabia que Basra, a principal cidade portuária do Iraque, pode ser completamente inundada nos próximos dez anos?
Essa é a previsão dos cientistas, que alertam para os riscos causados pelas forças naturais e pela localização da cidade.
Por isso, é necessário que sejam realizadas medidas preventivas de forma imediata. Afinal, as pessoas não querem ser pegas desprevenidas na incerteza do futuro!
Nova Orleans – Estados Unidos
Imagine visitar a encantadora cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, e se deparar com uma realidade preocupante: a cidade está gradualmente sendo engolida pelo oceano.
Em 1800, toda a cidade estava segura acima do nível do mar, mas em 1895 já havia cerca de 5% da cidade submersa.
E o que é ainda mais alarmante: em 1935 esse número aumentou para 30%, segundo dados históricos.
E se eu te disser que um estudo da NASA realizado em 2016 prevê que essa porcentagem pode chegar a 100% até o final deste século? Isso significa que toda Nova Orleans pode ser reduzida a uma cidade submersa.
LEIA TAMBÉM: Quer se sentir em casa? Veja a cidade mais amigável para estrangeiros no mundo!
Amsterdã – Países Baixos
Essa cidade deslumbrante é ameaçada constantemente pela elevação do nível do mar. Grandes enchentes históricas já devastaram a cidade, e um dique com 32 quilômetros foi construído há 80 anos para protegê-la.
No entanto, com o aumento constante do mar, é preciso tomar medidas mais eficientes para manter essa joia da Europa segura e protegida!
Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!