5.000 km em 90 minutos: NASA prepara volta de voos supersônicos – Saiba mais!

De Nova York a Londres em 90 minutos, saiba como será a revolução dos céus pela NASA

Lembramos dos tempos em que viajar de avião era um luxo, com assentos espaçosos e refeições saborosas, além da capacidade de cruzar o Atlântico em menos de três horas. Desde o término do Concorde em 2003, voar rapidamente pelo Atlântico tornou-se uma lembrança distante.

Atualmente, um voo de Londres a Nova York (cerca de 5570 km) leva aproximadamente oito horas, ou sete horas no sentido contrário. O tempo mais rápido registrado foi de quase cinco horas de Nova York a Londres, auxiliado por correntes de ar favoráveis.

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O retorno das viagens de altíssima velocidade

A NASA acaba de retomar a discussão sobre viagens de altíssima velocidade. A agência espacial americana estima que, no futuro, o trajeto Nova York-Londres poderá ser feito em apenas 90 minutos.

A agência confirmou estudos sobre sua “estratégia de alta velocidade”, explorando a viabilidade de voos comerciais até Mach 4, o que equivale a mais de 4.830 km/h.

Potencial de mercado e rotas

O Centro de Pesquisa Glenn da NASA identificou potenciais mercados de passageiros em aproximadamente 50 rotas já estabelecidas. Estas rotas são principalmente transoceânicas, incluindo o Atlântico Norte e o Pacífico.

Nos Estados Unidos, os voos de altíssima velocidade sobre terra são proibidos, mas a NASA está desenvolvendo aeronaves de altíssima velocidade silenciosas, conhecidas como X-59, que podem mudar essas regulamentações no futuro.

A Aeronave X-59 e o futuro dos voos

A expectativa é que o X-59 possibilite voos entre Mach 2 e Mach 4 (2.470 – 4.900 km/h). O Concorde alcançava uma velocidade máxima de Mach 2,04 (2.180 km/h). Uma aeronave viajando a Mach 4 poderia cruzar o Atlântico em 90 minutos.

A NASA agora avança para a próxima fase de pesquisa, contratando empresas para desenvolver projetos e avaliar as possibilidades de viagens aéreas de altíssima velocidade.

Duas equipes, uma liderada pela Boeing e outra pela Northrop Grumman Aeronautics Systems, trabalharão nesses projetos. Elas apresentarão designs para aeronaves capazes de sustentar altas velocidades de altíssima velocidade.

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Atualização de estudos e responsabilidade

Estudos realizados há dez anos influenciaram o desenvolvimento do X-59. Agora, os novos estudos visam atualizar as visões de tecnologia e identificar necessidades adicionais para uma ampla gama de altíssima velocidade.

A próxima fase também considerará aspectos de segurança, eficiência, economia e responsabilidade social. A Lockheed Martin concluiu recentemente a construção da aeronave de teste X-59, projetada para minimizar o impacto sonoro das viagens de altíssima velocidade.

Testes em terra e um voo de teste estão programados para o final do ano, com a NASA planejando fornecer dados aos reguladores dos EUA até 2027.

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