4 sinais de que você precisa ficar longe das redes sociais – e se cuidar mais!
Mexer nas redes sociais o tempo inteiro pode ser um tanto problemático. Confira alguns sinais de que você precisa ficar longe delas.
Hoje em dia, com o avanço da internet, as redes sociais fazem parte do cotidiano. Com isso, ações que até então eram feitas de forma off-line tornaram-se muito comuns de serem expostas na internet. No entanto, mesmo que a maioria das pessoas esteja conectada diariamente, não significa que todas saibam quais são os prós e contras do uso das mídias sociais e como isso afeta suas vidas.
Nesse sentido, se pararmos para refletir, podemos perceber que o uso demasiado das redes sociais pode afetar nossos pensamentos, emoções, autoestima, e até saúde. Além disso, quanto mais tempo ficamos no celular, mais nos viciamos nas redes sociais.
Assim, se você acha que está passando muito tempo nas redes, continue a leitura a seguir, pois vamos mostrar alguns sinais de que talvez você precise ficar longe delas por um tempo.
4 sinais que indicam que você precisa se afastar das redes sociais
Você não consegue ficar longe delas
Na realidade, a única razão pela qual você não consegue ficar longe das redes sociais é porque você está viciado em mexer nelas. Um estudo apontou que o vício nas redes sociais costuma se manifestar como um padrão obsessivo, que acaba prejudicando o comportamento diário das pessoas.
Esse vício consegue alterar o humor, bem como aumentar a tolerância e causar outros sentimentos. Além disso, outros estudos também indicaram que essa dependência é oriunda da dinâmica dessas redes, bem como da velocidade em que os conteúdos acabam se atualizando enquanto “rolamos” o feed de notícias.
LEIA MAIS: Quanto tempo você consegue ficar longe do celular? Veja se você está na média!
Sua ansiedade está aumentando
Infelizmente, o vício nas redes sociais pode levar a uma série de problemas de saúde mental, bem como transtornos psiquiátricos. Entre as doenças, está a ansiedade, a depressão e as mudanças na autoestima. Nesse sentido, segundo um estudo feito em 2020, as mídias sociais são responsáveis pelo agravamento dos problemas de saúde mental de grande parte das pessoas.
Além disso, esse estudo também constatou que as mulheres são mais propensas a ter esses problemas do que os homens. Em suma, a pesquisa apontou que os problemas que o uso excessivo das redes sociais desencadeia são: depressão, ansiedade, solidão, narcisismo e até mesmo suicídio. Por isso, é muito importante se policiar e entender que a vida não gira em torno das redes sociais.
Seu telefone é a primeira coisa que você olha quando acorda
Se você acorda pela manhã e a primeira coisa que faz é pegar o seu telefone, isso é um grande sinal de que você precisa ficar longe das redes. Inclusive, conforme um estudo, 80% dos usuários de smartphone verificam os seus aparelhos nos 15 primeiros minutos após acordarem. Se você faz isso, é importante deixar esse hábito de lado.
LEIA TAMBÉM: 4 postagens que você deve evitar nas redes sociais – se quiser um emprego!
Você usa o smartphone como distração
Se você está fazendo alguma atividade e percebe que, em determinado momento, começa a mexer no celular e não faz mais o que deveria, isso é um grande problema. Na realidade, como as mídias sociais são viciantes, é preciso ter muito cuidado para não cair no “feed infinito”, aquela rolagem que muitas pessoas fazem, descendo o feed até encontrar alguma coisa que chame a atenção delas.
Se você gostou deste tipo de conteúdo, acesse o Rotas de Viagem e veja muito mais!