4 sinais de alerta de que você está trabalhando demais
Existem alguns sinais que indicam que você está dedicando tempo demais ao trabalho. Confira aqui quais são esses.
Não é novidade para ninguém que a sociedade avançou a ponto de fragmentar a divisão social do trabalho. Para a felicidade de uns e para a tristeza de outros, o modo de produção capitalista é o modelo produtivo que opera na maioria dos países mundo, salvo um ou três que, embora não trabalhem diretamente com esse modelo, implementaram algumas de suas nuances em seus sistemas.
Nesse sentido, no mundo regido pelo trabalho, sentir-se cansado por trabalhar é algo normal, e que quase todas as pessoas passam em alguma etapa de suas vidas. No entanto, se você anda sentindo saturado ultimamente, cansado, como se o trabalho estivesse pesando sobre você demasiadamente, isso pode ser um grande problema.
De fato, muitas pessoas acabam trabalhando durante muito tempo da semana, e às vezes acabam não percebendo isso. Deste modo, se você anda sentindo algum dos sintomas citados anteriormente, continue lendo que esse texto, pois ele irá te ajudar. Separamos para você alguns sinais de que você está trabalhando demais e precisa descansar. Confira aqui!
Você recorre ao álcool para poder relaxar
Se você anda trabalhando mais de 40 horas semanais, isso pode aumentar significativamente as chances de você começar a fazer o consumo de álcool com mais frequência.
Ou seja, um dos sinais de que você está trabalhando demais é recorrer a álcool para poder se refugiar das tarefas, para poder descansar de fato. É preciso ter muito cuidado nessa situação e revertê-la quanto antes, pois o consumo excessivo de álcool pode afetar diretamente a sua vida.
LEIA MAIS: 8 coisas que você NUNCA será velho demais para fazer – Veja esta lista!
Sua produtividade está diminuindo
Caso você tenha aumentado suas horas de trabalho recentemente e a sua produtividade consequentemente caiu, isso provavelmente é um problema atrelado ao excesso de trabalho.
Alguns estudos da área da psicologia apontam que o cérebro, quando está sob pressão e precisando operar por muitas horas seguidas, fica sobrecarregado, e seu processamento reduz drasticamente. Para enfrentar essa problemática, fazer uma lista de tarefas é a melhor opção.
Você está se sentido triste
De fato, muitas pessoas criam em suas cabeças que o ideal é viver para o trabalho no dia de semana e aproveitar os finais de semana. No entanto, esse pensamento pode ser um tanto equivocado, pois trabalhar demais pode afetar diretamente a saúde mental. Inclusive, um estudo descobriu que pessoas que trabalham 11 horas ou mais por dia estavam mais propensas a desenvolver depressão em relação às que trabalham somente 8 horas.
É preciso compreender, portanto, que o excesso de trabalho pode ser mais prejudicial a longo prazo do que benéfico a curto prazo. Focar no trabalho é bom, obviamente. No entanto, é preciso saber ponderar até que ponto você pode investir no trabalho e esquecer do lazer. No final das contas, o tempo é o nosso bem mais precioso.
LEIA TAMBÉM: Países começam a adotar semana com 4 dias de trabalho: Veja quais são eles!
Você está com dificuldade de relacionar-se com outras pessoas
Um dos sinais de que você está trabalhando demais é a ausência de pessoas no seu cotidiano. Na realidade, muitas pessoas, quando estão aprofundadas na sua dinâmica de trabalho, consequentemente deixam de lado a vida amorosa e a social. Aliás, é preciso entender que nem sempre esses problemas são refletidos em relacionamentos românticos, mas também em relacionamentos entre amigos.
É preciso compreender que, embora o trabalho seja fundamental para a construção da vida, estar cercado de pessoas também é uma parte essencial do convívio humano. Conversar, dialogar, socializar, tudo isso faz parte de ser uma pessoa. Quando ignoramos o convívio, a troca e as experiências com os demais, as chances dessa decisão afetar o nosso bem-estar social e interpessoal são grandes.