4 golpes comuns na compra de carros online – para você ficar atento!
Entenda como são os golpes mais famosos e evite ser vítima dessas fraudes!
Os golpes na compra de carros pela internet se tornaram uma grande preocupação para quem deseja adquirir um veículo. Afinal, os golpistas se aproveitam das vantagens e da quantidade de transações de compras on-line. Portanto, hoje vamos te mostrar quais são as fraudes mais comuns, para que você fique atento(a) e não caia nelas!
Fraudes mais comuns na compra de carros pela internet
A compra de automóveis pela internet garante muitos benefícios, como menores parcelas, maior valorização do carro e documentação mais barata. Dessa forma, a aquisição on-line desses bens tem crescido, assim como a quantidade de golpes.
Entre as fraudes mais comuns, estão: golpe do “sinal”, fachada adulterada, clonagem de anúncio e carros com sinistros escondidos.
Golpe do “sinal”
É comum que os golpistas divulguem na rede automóveis com um valor muito abaixo do mercado, a fim de atrair possíveis compradores. Então, quando o cliente demonstra interesse na compra e solicita a avaliação física do carro, o fraudador inventa um “sinal”.
O golpista diz que surgiu outro comprador para o automóvel e pede que o cliente deposite um “sinal” (pequena quantia de dinheiro). Após o depósito, o fraudador some e o comprador perde o dinheiro. Portanto, o ideal é que você só faça o pagamento após inspecionar o veículo pessoalmente.
LEIA MAIS: Adulterados e fraudados: Fique de olho nesses alimentos em sua casa!
Fachada adulterada
Neste caso, o golpista tira uma foto da fachada de uma concessionária real e altera o número telefônico, por meio um editor de imagens. Quando o comprador liga para o número da fachada, depara-se com uma secretária e até mesmo transferência de ramal, fornecendo credibilidade.
De forma semelhante ao truque anterior, os golpistas relatam a mesma história: de que já existe um cliente interessado e fornecem a conta-corrente. Para evitar este tipo de fraude, nunca faça depósitos sem ver o veículo primeiro, e cheque sempre as informações de concessionárias no site oficial da instituição.
Clonagem de anúncio
A clonagem de anúncio é feita quando o golpista copia uma divulgação real e utiliza um preço mais atrativo. Assim, quando o comprador busca informações do carro, encontra dados apropriados.
Quando o cliente entra em contato, o fraudador inventa desculpas para evitar a visita ao automóvel e tenta persuadir o comprador. Portanto, lembre-se de nunca pagar por um carro sem vê-lo!
LEIA MAIS: É mais importante a idade ou a quilometragem de um carro usado? Confira!
Carros com sinistros escondidos
Aqui, o golpista realmente entrega um carro, mas oculta do cliente o sinistro do automóvel, em que constam roubos, leilão e batidas. Embora isso não impeça a compra, é direito do consumidor saber o histórico do carro antes de adquiri-lo.
E aí, gostou desse conteúdo? Para ter acesso a outros materiais como este, basta continuar acessando o Rotas de Viagem!