Adulterados e fraudados: Fique de olho nesses alimentos em sua casa!
Confira a lista dos alimentos mais adulterados e formas de tentar identificar isso.
É muito comum vermos roupas, joias e outros produtos serem fraudados; no entanto, isso também acontece com os alimentos. O objetivo disso é diminuir o valor de custo e manter ou aumentar o valor da venda dos produtos falsos.
Para isso, acontece adição, substituição e diluição intencional de um alimento ou matéria-prima, ou a falsificação de um produto ou material. Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!
Saiba quais são os alimentos mais adulterados no Brasil
Azeite
Como os azeites são caros, é comum encontrar a versão adulterada para popularizar o produto. No entanto, essa alteração pode causar intoxicação em longo prazo, sendo importante verificar se não foi misturado com óleo de milho, avelã ou palma.
A identificação dessa alteração pode acontecer ainda na prateleira, já que azeites adulterados costumam ter um vidro mais claro ou transparente. Por outro lado, um azeite original possui vidro mais escuro, pois isso evita que o óleo se oxide em contato com a luz.
LEIA MAIS: Afinal, o que é gasolina adulterada? Saiba agora como identificar!
Leite
Adulterar o leite não é nada complexo. Isso pode ser feito com água, soro de leite coalhado, soro de leite bovino, proteína e soda cáustica. Com isso, as fraudes podem ocorrer em diferentes etapas da produção.
Para identificar qual alteração foi feita, é necessário realizar alguns testes, como de pH e temperatura. Dessa forma, o valor de pH do leite UHT integral varia de 6,62 a 6,72, e do desnatado oscila entre 6,59 e 6,69. Já na questão da temperatura, é necessário ferver e o leite; se não “talhar”, é original.
Mel
Infelizmente, boa parte do mel que está no mercado está contaminado com xarope de milho, glicose e frutose. No ano de 2021, suspeitos foram presos em Minas Gerais por conta dessa prática, pois eles utilizavam xarope de açúcar para produzir mel adulterado.
Para identificar se o produto é falso, coloque o recipiente na geladeira por algumas horas. Se ele cristalizar, estamos falando de um mel verdadeiro.
LEIA TAMBÉM: Como saber se o mel é puro ou adulterado? Faça esses testes simples e descubra!
Café
Apesar de ser uma das bebidas mais consumidas, o café também é um dos alimentos com maior chance de adulteração. Neste caso, alguns cafés podem ser misturados com milho, cevada e, nos casos mais graves, madeira e cascas de árvores são incluídas.
Para melhor confiança, procure na embalagem o selo de pureza. Isso quer dizer que todo o processo passou por uma rigorosa vistoria de “corpos estranhos” durante a produção.
Achou esse artigo curioso? Outros podem ser interessantes para você! Para visualizá-los, basta acessar o Rotas de Viagem!