Inchaço indesejado? Veja 4 alimentos que você deve evitar na dieta!

Conheça as principais comidas que causam inchaço abdominal

Muitas pessoas já experimentaram aquela sensação desconfortável de inchaço abdominal após uma refeição. Embora existam várias causas para esse mal-estar, certas comidas são conhecidas como alimentos que causam inchaço.

Neste texto, discutiremos os alimentos mais comuns que contribuem para esse problema e explicaremos por que eles têm esse efeito em nosso corpo. Vamos a eles:

4 alimentos que causam inchaço

Feijões

Feijões e lentilhas pertencem a uma família de alimentos conhecidos como leguminosas. Nelas, há carboidratos complexos e proteínas que nosso corpo tem dificuldade de digerir completamente.

Quando esses alimentos chegam ao intestino grosso, as bactérias que vivem lá começam a fermentar os carboidratos, produzindo gás como subproduto. Esse acúmulo de gás pode levar ao inchaço, ao desconforto e à flatulência.

LEIA MAIS: Alimentação saudável: 3 mitos em que você já acreditou!

Vegetais crucíferos

Vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho, podem causar inchaço devido à presença de açúcares fermentáveis conhecidos como oligossacarídeos.

Esses açúcares são difíceis de digerir e também são fermentados pelas bactérias intestinais, produzindo gás como subproduto.

Laticínios

Para que o organismo possa absorvê-los, a enzima lactase precisa quebrar a lactose, um tipo de açúcar encontrado nos laticínios, no intestino delgado.

Algumas pessoas têm deficiência ou ausência dessa enzima, o que dificulta a digestão da lactose.

Quando a lactose não é digerida corretamente, ela se move para o intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo gás e causando inchaço.

Comidas gordurosas

A gordura tende a retardar a digestão e é possível que leve à sensação de inchaço e desconforto abdominal. Outro ponto é que a gordura pode aumentar a produção de ácido no estômago, o que também causa desconforto e inchaço.

Por fim, as comidas gordurosas são muitas vezes ricas em sódio, o que pode levar à retenção de líquidos.

LEIA TAMBÉM: Bebidas probióticas: 3 opções para cuidar da saúde intestinal de forma natural!

Como evitar?

Para evitar o inchaço abdominal, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em fibras, frutas, legumes e verduras.

Beber bastante água também pode evitar a retenção de líquidos e praticar atividades físicas regularmente estimulam o funcionamento do intestino.

Evitar alimentos que causam inchaço, como os ricos em gorduras, açúcares e sódio, também pode ajudar a prevenir a sensação desconfortável na região abdominal.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também