3 maneiras que selfies podem afetar a sua autoestima

Tirar, postar e ver selfies pode e deve ser divertido! Mas também pode levar a sentimentos negativos e afetar sua saúde mental. Saiba mais detalhes.

Hoje em dia, com tanta tecnologia, todo mundo está tirando fotos e selfies de muita qualidade por meio dos aparelhos celulares. As selfies podem ser uma maneira alegre de tirar algumas fotos de si mesmo, mas alguns estudos mostraram que elas podem afetar a autoestima e a saúde mental.

3 sentimentos negativos relacionados ao ato de tirar selfies

Para tantas pessoas nas redes sociais que lutam contra a ansiedade, a depressão e o sentimento de não serem boas o suficiente, as selfies podem ser prejudiciais. Assim, confira a seguir três sentimentos negativos que as selfies podem desencadear.

Definição de padrões irreais de beleza

Segundo um estudo feito pelo Child Mind Institute sobre como as selfies afetam a autoestima, pesquisadores descobriram que mulheres tiram uma média de seis fotos para obter pelo menos uma imagem na esperança de parecer “perfeita”.

Ainda, há afirmações de que influenciadores definem padrões injustos de beleza usando várias técnicas e filtros de edição de imagens para produzir um padrão ideal. Assim, com tantas celebridades atualmente tirando selfies aparentemente perfeitas, é fácil sentir que o que você vê nas mídias sociais têm um impacto negativo em sua autoestima.

CONFIRA TAMBÉM: 

Preocupação com a própria imagem

Com tanta ênfase em ter pele e corpo perfeitos e cabelos brilhantes, muitas pessoas estão recorrendo às selfies para projetar sua imagem ideal. Não é apenas uma imagem que as preocupa, são dezenas de imagens ajustadas e com filtros para terem aparência “perfeita”.

Pressão para que as pessoas se pareçam iguais

De fato, não apenas as pessoas que você conhece postam selfies, como também pessoas influentes e famosas fazem isso. Assim, a pressão para parecer de uma determinada maneira, com base no que você vê nas mídias sociais, tem se tornado cada vez mais real.

Comparar sua vida e corpo com os dos outros pode tirar o que o torna único e especial. Assim, em vez de fazer isso, concentre-se em amar quem você é e reconhecer que a personalidade online das pessoas é frequentemente muito diferente do que elas são na realidade.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de navegar pelo Rotas de Viagem e conferir uma grande variedade de assuntos que você vai adorar!

Você pode gostar também