3 coisas que acabam com o câmbio automático do seu carro
Atualmente, um dos recursos mais famosos dos carros é o câmbio automático. Entenda quais atitudes podem desgastá-lo rapidamente.
Os novos modelos de carro tem sido muito adeptos do câmbio automático, e muitas vantagens são vistas e mencionadas pelos motoristas que o utilizam. A praticidade e a comodidade de contar com a alta tecnologia para mudar as marchas do carro são benefícios centrais da transmissão.
No entanto, essa peça também precisa de cuidados para a manutenção tanto de si quanto do automóvel. Assim, a seguir, veja 3 atitudes que podem prejudicar o câmbio automático e até mesmo seu veículo.
3 coisas que prejudicam o câmbio automático do seu carro
Não dar atenção à troca de óleo do câmbio
Grande parte dos motoristas acredita que o câmbio automático não precisa de manutenção ou cuidados, mas esse pensamento pode gerar prejuízos enormes. Isso porque esse modelo de transmissão tem engrenagens e outras peças que precisam de lubrificação para funcionarem corretamente.
Sabendo disso, é importante estar atento às datas da troca de óleo e à manutenção da lubrificação das peças, sobretudo para segurança e saúde do veículo.
LEIA MAIS: Você toma esses 5 cuidados com o câmbio automático do seu carro?
Mudar para “P” ou “R” com o carro em movimento
Com pressa, o condutor pode, ao manobrar, selecionar a opção “R” — que aciona a ré — com o carro em movimento para frente ou ainda a opção “P”, que serve para estacionar travando as rodas motrizes antes da parada total do veículo.
Mesmo que esses movimentos sejam realizados em baixa velocidade, especialistas apontam que, com o tempo, eles danificam os componentes da transmissão autonômica do automóvel, como a embreagem.
LEIA TAMBÉM: Câmbio automático: 4 sinais de alerta de que ele está prestes a falhar
Colocar o motor para funcionar “no tranco”
Para entender esse ponto, é necessário saber que o sistema de injeção de combustível precisa, também, de eletricidade para funcionar, e que os riscos dessa atitude destruir a transmissão são grandes. Portanto, colocar o motor para funcionar dessa forma não é tão econômico se contarmos quanto será gasto em reparos posteriores. Caso a bateria do seu carro descarregue, prefira fazer a boa e velha “chupeta”, pois ela te renderá uma solução rápida e de menos gastos.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!