WhatsApp pretende incluir anĂșncios no aplicativo – Saiba mais!
AnĂșncios no WhatsApp, entenda a expansĂŁo publicitĂĄria sem interferir nas conversas
Em uma recente entrevista ao jornal Folha de SĂŁo Paulo, Will Cathcart, CEO do WhatsApp, discutiu sobre o futuro do aplicativo no Brasil.
Em contrapartida Ă abordagem atual, o WhatsApp pode começar a exibir propagandas, porĂ©m nĂŁo nas conversas ou na tela inicial. Cathcart sugeriu que as seçÔes Canais e Status podem se tornar espaços para anĂșncios.
Monetização e uso no Brasil
Cathcart também mencionou outras estratégias de monetização, incluindo um modelo onde os usuårios pagariam para ingressar em um canal, pråtica jå utilizada em outros aplicativos como o Telegram.
LEIA MAIS: Cidade asteca de TenochtitlĂĄn Ă© recriada digitalmente em 3D – Confira!
Atualmente, uma parcela significativa da receita do WhatsApp provém da API do WhatsApp Business, utilizada por empresas de diferentes portes para fornecer serviços especializados.
A Meta, empresa controladora do WhatsApp, gera aproximadamente US$ 10 bilhÔes anualmente com ferramentas de mensagens de plataformas como Facebook, Messenger e Instagram.
DiscussĂŁo antiga e novas possibilidades
A proposta de introduzir anĂșncios no WhatsApp nĂŁo Ă© nova. Em 2018, jĂĄ se discutia a possibilidade de implementar propagandas nos Status, de maneira similar ao que Ă© feito nos Stories do Instagram, onde os anĂșncios sĂŁo exibidos ao alternar entre diferentes Stories.
Essa mudança reflete uma adaptação na estratégia de negócios do aplicativo, buscando novas maneiras de gerar receita ao mesmo tempo que mantém a plataforma gratuita para os usuårios.
LEIA MAIS: SuĂ©cia ou SuĂça? Campanha criativa sueca quer evitar que turistas se confundam – Confira!
Entenda como seriam as mudanças para usuårios e empresas
A introdução de propagandas no WhatsApp, especialmente nos Canais e Status, pode ter um impacto relevante tanto para os usuĂĄrios quanto para as empresas. Para os usuĂĄrios, essa mudança poderia proporcionar uma nova experiĂȘncia ao utilizar o aplicativo, com anĂșncios aparecendo em seçÔes especĂficas, mas sem interferir diretamente nas conversas privadas.
Para as empresas, principalmente aquelas que fazem uso do WhatsApp Business, isso pode representar uma nova oportunidade de publicidade e de alcançar clientes.