Você usa protetor solar em seu pet? Então vem entender a importância!

Os raios solares não agridem apenas a pele dos seres humanos, mas também de cães e gatos.

Com a chegada do verão no Brasil, sabemos que é muito importante ficar atento ao uso do protetor solar, não só nos dias de praia, como também na rotina. No entanto, poucos imaginam que essa atenção também deve ser dada aos animais de estimação, sejam cães ou gatos. Assim, eles também ficarão protegidos, como os humanos, da exposição frequente dos raios UVA e UVB.

Como funciona o protetor solar para pets?

O protetor solar exclusivo para animais tem propriedades que protegem contra a radiação solar, recomendado principalmente para pets com pelos curtos e mais claros. Afinal, por estes terem níveis mais baixos de melanina, é bom ter cuidado extra. Como resultado, o protetor previne o câncer de pele e queimaduras relacionadas à radiação.

LEIA MAIS: 5 raças de cachorros que os brasileiros adoram ter em casa

Modo de uso ideal do protetor solar no pet

Nas zonas do corpo onde não houver pelos, deve-se aplicar o produto com uma camada fina, prestando especial atenção a patas, barriga, focinho, ponta das orelhas e pálpebras. Além disso, o protetor precisa de reforço a cada duas horas, mas essa frequência pode diminuir de acordo com o tamanho da exposição solar.

Também evite que o seu pet lamba os locais nos quais o produto é aplicado. Por mais que seja um produto ideal para eles, a sensibilidade varia em cada animal. Além disso, ao lamberem, eles podem remover o produto, não criando o efeito desejado de proteção. Por isso, tente distrair o seu pet por alguns minutos até que a pele absorva o protetor.

Consequências de não passar protetor solar nos animais

De modo semelhante aos humanos, os animais expostos ao sol sem proteção podem desenvolver uma variedade de doenças de pele, incluindo queimaduras em circunstâncias extremas. Como mencionado, as dermatites causadas pela ação solar são mais comuns em cães e gatos de pelagem clara. Além disso, pode haver casos mais graves que resultam no desenvolvimento de tumores.

LEIA TAMBÉM: Tem um doguinho? Veja como tirar o cheiro do xixi de cachorro em casa!

Não utilize o seu protetor solar neles!

O recomendado é que o seu pet use apenas protetor solar de grau veterinário, pois este contém certos ingredientes para garantir que o animal não tenha reações alérgicas ou mesmo tóxicas. Produtos feitos especificamente para animais são menos irritantes e possuem composições que, se ingeridas, podem não causar tantos sintomas gástricos ou irritativos.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também