Você pode ser preso (e multado) por levar areia dessa praia italiana; entenda!

Um chamado à conservação das belezas naturais da Sardenha

Na bela e intocada ilha italiana da Sardenha, é imperativo que todos façam a sua parte para preservar seu tesouro natural.

Recentemente um turista foi detido e multado por querer levar um pedacinho da praia de Lampianu com ele como lembrança.

Booking.com

Entenda agora essa história.

Um roubo peculiar na praia de Lampianu

O turista em questão foi detido com incríveis 41 quilogramas de seixos e pedras em seu carro, retirados da paradisíaca praia de Lampianu.

Agora, ele enfrenta uma multa de até 3.000 euros, além de possíveis acusações de furto com circunstâncias agravantes. Mas por que a Sardenha leva tão a sério a proteção de suas praias?

LEIA MAIS: Chilena descobre um curioso hábito australiano – e viraliza na internet

Um tesouro natural sob ameaça

As praias de areia branca da Sardenha são mundialmente famosas, atraindo turistas de todos os cantos do planeta. No entanto, pegar, guardar ou vender areia, seixos, pedras ou conchas da costa ou do mar é considerado um crime grave. Mas por que tanta rigorosidade?

O impacto ambiental silencioso

Não podemos subestimar o impacto ambiental decorrente do roubo de areia e seixos das praias da Sardenha. O cientista ambiental Pierluigi Cocco explica que, embora apenas uma fração dos turistas realize esse ato, quando multiplicado pela quantidade de visitantes, pode levar a uma significativa diminuição das praias ao longo dos anos.

Preservando o paraíso para o futuro

Um grupo de campanha chamado “Sardegna rubata e depredata” estimou que até meados de agosto, aproximadamente seis toneladas de areia foram retiradas das praias da ilha. Muitas vezes, as pessoas pegam esses elementos naturais sem um motivo específico, talvez apenas para ter uma lembrança física das férias.

LEIA TAMBÉM: Prepare a carteira! 5 destinos europeus mais caros para turistas

Entretanto, é importante lembrar que devemos guardar as memórias mais valiosas das férias em nossos corações e mentes, e não em nossos bolsos.

Devemos apreciar a beleza intocada das praias da Sardenha para que as gerações futuras também possam desfrutar, e todos nós temos a responsabilidade de contribuir para a preservação desse tesouro natural.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também